O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Central de Monitoramento da Guarda Municipal passa a contar com mais 140 câmeras nas ruas e outras duas com reconhecimento de placas

 

Pinhais mais uma vez é exemplo ao realizar uma parceria público privada onde quem ganha é a segurança pública da cidade. Recentemente, a Prefeitura realizou um edital de Chamamento Público para a utilização de câmeras de vigilância privada, sendo atendida pela empresa SmartSeg, com sede em Pinhais há mais de 10 anos. Esta disponibilizou para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal (GM) o acesso a 140 câmeras nas ruas, cedidas pela empresa sem nenhum custo para os cofres públicos. Com isso, o poder de monitoramento externo por câmera em Pinhais triplica a sua capacidade, somando a outras centenas instaladas por toda a cidade. E essas novas câmeras já contribuíram registrando algumas ocorrências no município.

Outro benefício que Pinhais ganha com essa parceria é a instalação de duas câmeras com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que monitora em tempo real as placas dos veículos que entram na cidade, emitindo um alerta de segurança quando alguma possua qualquer irregularidade. "O monitoramento por câmeras em Pinhais é realizada conjuntamente com a Polícia Militar (PM). Com informações de uma placa irregular e, por meio de um estudo de geoprocessamento, é possível acionar a GM e a PM para a realização de um patrulhamento ostensivo em busca desse veículo", explica o coordenador da Central de Monitoramento, o guarda municipal Lucas Zanoni.

Outro diferencial que esta parceria traz à população é o sistema de armazenamento das imagens registradas. "Hoje a GM mantém imagens em seu arquivo por até 15 dias, as capturadas pela SmartSeg são disponibilizadas para nós por até sete dias. Estas são posteriormente enviadas, quando solicitadas, para a Polícia Civil anexar em suas investigações, e também podem ser pedidas pela população. Quando esta nos solicita, informamos a existência da imagem ou não delas, mas para requerê-las o munícipe precisa realizar de maneira formal", explica Zanoni.

Recentemente o sócio proprietário da SmartSeg, Rodrigo Borba, ao lado do gerente comercial, Edson Miranda, estiveram na Central de Monitoramento da GM, onde foram recebidos pelo secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; pelos diretores de Segurança Pública e Patrimonial, Otavio Reinaldo Cancio do Amaral, e de comunicação, Márcio Mainardes; pelo superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbah Junior; e pelo coordenador Lucas Zanoni.

Para Rodrigo Borba, atender ao Chamamento Público é uma forma de contribuir em uma parceria onde todos saem ganhando. "Os benefícios são para todos. Por exemplo, já temos uma diminuição na criminalidade nos locais em que as imagens foram cedidas para a GM. São mais pessoas olhando para o bem público. Temos a obrigação de contribuir para o bem comum", relata Borba.

Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o atendimento desse Chamamento Público é mais um exemplo de como a sociedade pode contribuir na construção de uma cidade ainda melhor. "Nossa Central de Monitoramento já conta com tecnologia de ponta, o que garante qualidade e velocidade na captação das imagens, monitoramento 24 horas e acesso compartilhado com a Polícia Militar. Esta parceria garante mais agilidade nos atendimentos e ampliamos a nossa capacidade de monitoramento. É mais um importante passo que damos à segurança da nossa população", conclui a Prefeita.

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

003369815
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
3462
2927
16328
3327536
54676
108014
3369815

Your IP: 79.171.81.237
Server Time: 2019-07-18 22:48:03

Facebook