O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Prefeitura de Pinhais ressalta que, além do trabalho realizado pelos Agentes de Combate às Endemias, é importante que os moradores vistoriem suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água da chuva

Junto com as altas temperaturas e chuva há o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti. O inseto é transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya, doenças que debilitam, podem deixar sequelas graves e até matar. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, mantém o trabalho de monitoramento realizado pelos Agentes de Combate às Endemias que visitam os imóveis em Pinhais diariamente.

Entretanto, é necessário que a população abra suas casas para que as ações sejam realizadas de forma mais efetiva e continue monitorando o quintal. “Cerca de 70% dos focos são encontrados em residências. Isso é alarmante. Portanto ressaltamos a importância do morador colaborar e fazer o monitoramento de seu quintal. Se cada um fizer a sua parte teremos como combater a dengue. E nesta estação, que agrega chuva e calor a proliferação do mosquito é facilitada”, Cristiane da Conceição de Barros, da Gerência de Vigilância Ambiental.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses, responsável pelo monitoramento em Pinhais, alerta para o fato de que mesmo não tendo casos de dengue autóctones (contraído na cidade onde a pessoa vive) no município, o vetor está presente em vários bairros, ou seja, todos precisam ficar atentos.

“Os agentes estão nas ruas para ajudar a população a combater este mosquito. Para a prevenção, é essencial que a população permita a entrada dos agentes nas residências. Os moradores devem acompanhar os profissionais durante as vistorias, porque o papel deles é o de orientar a todos e monitorar”, orienta Cristiane.

Importante ressaltar que os agentes estão sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás da Secretaria de Saúde de Pinhais e sempre que o morador estiver com alguma dúvida em relação ao trabalho dos agentes pode ligar para a Vigilância Ambiental.

Confira algumas dicas para eliminar o mosquito:

-Evite usar pratos nos vasos de planta;

-Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

-Mantenha lixeiras tampadas;

-Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

-Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d'água, lembrando-se de vedar inclusive o "ladrão" com uma tela de proteção;

-Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana, mantenha ralos fechados e desentupidos;

-Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

-Retire a água acumulada em lajes;

-Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;

-Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.

Serviço

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

003850263
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
97
1654
6332
3825090
60326
48274
3850263

Your IP: 141.101.76.62
Server Time: 2020-02-26 01:04:06

Facebook