O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

O documento aborda os mais diversos assuntos relacionados às atividades que são realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde

Todos os meses a equipe da Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, da Gerência de Vigilância Ambiental, elabora o Boletim Vigilância Ambiental. O documento aborda os mais diversos assuntos relacionados às atividades que são desenvolvidas pelo Departamento.

“Criamos o boletim com o objetivo de facilitar a divulgação das informações, mostrar as competências da Gerência de Vigilância Ambiental, demonstrar os resultados dos monitoramentos e investigações, trazer notícias dentro da área da Saúde Única (relação meio ambiente, homem e animais), doenças emergentes e reemergentes, e tantos outros assuntos”, explica Cristiane da Conceição de Barros, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental.

Nos boletins, podem ser acessados dados sobre a qualidade da água, dengue, febre amarela, entre outros. “Buscamos com isso tornar as atividades mais conhecidas, sendo uma fonte de informação para auxiliar os processos de trabalhos de toda a Prefeitura, bem como informar a população interessada nas atividades que realizamos”, afirma Cristiane.

De acordo com Cristiane, a Vigilância Ambiental é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco biológico e não biológico.

Como exemplo de medidas de prevenção e controle de riscos biológicos pode-se citar a notificação e investigação de zoonoses como a Raiva, a Leptospirose, a Leishmaniose, entre outras. “Além disso, também se incluem o monitoramento da ocorrência de vetores como Aedes aegypti, Anopheles, entre outros; a presença de hospedeiros e reservatórios de doenças que transmitem doenças, entre eles roedores e pombos. E também a identificação de espécies de interesse à saúde pública como mosquitos, serpentes, aranhas; e a averiguação de acidentes causados por animais peçonhentos ou venenosos”, ressalta Cristiane.

“Como exemplo de medidas de prevenção e controle de riscos não biológicos podemos citar os contaminantes ambientais, qualidade da água de consumo humano, qualidade do ar, qualidade do solo, desastres naturais e acidentes com produtos perigosos”, completa.

Serviço

Acesse os boletins da Vigilância Ambiental por meio do link: https://pinhais.atende.net/atende.php?pg=subportal&chave=90#!/tipo/pagina/valor/2108

Em caso de dúvidas ou para mandar sugestões, entre em contato pelo telefone que também funciona como WhatsApp: (41) 3912-5307.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

004785502
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
961
3273
19433
4746311
41478
69195
4785502

Your IP: 162.158.222.148
Server Time: 2021-05-15 05:06:09

Facebook