O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Considerado referência em termos de eficiência e modernidade neste quesito, o município utiliza o geoprocessamento para consultas e tomadas de decisões

 

No último dia 22 de dezembro, a Secretaria Municipal de Urbanismo, por meio do Departamento de Planejamento Urbano, promoveu uma apresentação do sistema de geoprocessamento utilizado pela Prefeitura Municipal de Pinhais. O evento foi promovido na Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA por sugestão do Ministério Público do Paraná, visto que Pinhais é considerada referência em termos de eficiência e modernidade no uso do geoprocessamento como ferramenta de gestão administrativa. O sistema serve como base de consultas e tomadas de decisão às diversas secretarias municipais de Pinhais.

 

De acordo com Antonio Fortunato Berno, Diretor do Departamento de Controle, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estes eventos servem para solidificar ainda mais o trabalho realizado. “Isso é a comprovação de que nosso trabalho e empenho trazem o reconhecimento para esta administração”, contou Antonio.

Na área ambiental o sistema do geoprocessamento é utilizado em diversas frentes. Segundo Antônio o sistema auxilia no trabalho diário, quando há dúvidas sobre a localização de um determinado imóvel, ou se o mesmo está inserido em uma área de preservação permanente, também é possível obter dados de quantos cães e gatos foram castrados no período em determinada região, além de servir como suporte para pareceres quanto a ações de usucapião.

Participaram do evento representando o Ministério Público do Paraná, as Dras. Melissa Rodrigues – MPPR/CAOPMA e Priscila Cavalvante MPPR/Paranaguá, além de técnicos de diversos setores do MPPR. Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Urbanismo, Aline Carla Dias Costa e o Secretário de Meio Ambiente, João Roberto Barros Maceno Silva, ambos de Paranaguá, além de técnicos destas secretarias.

Geoprocessamento

No estágio atual das tecnologias e a busca pela modernização administrativa com velocidade e segurança nas respostas, o geoprocessamento tornou-se ferramenta fundamental na gestão pública. Mas, devido ao alto custo de implantação e a dificuldade de reunir um grupo técnico especializado para desenvolver um projeto deste porte, a geotecnologia ainda não está presente em grande parte dos municípios do país

Em relação à Região Metropolitana de Curitiba, poucas Prefeituras possuem um efetivo Sistema de Informações Geográficas, capaz de dar suporte às decisões administrativas e aos projetos de desenvolvimento urbano de maneira ágil e segura. "Pinhais, assim como Curitiba, destacam-se nessa área, com avançados projetos, tecnologia de ponta e a busca pela disseminação e democratização da informação", informa a Diretora do Departamento de Planejamento Urbano, Daniele Nauck Baduy.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

003779159
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
1039
1556
12134
3752519
37496
44407
3779159

Your IP: 172.68.65.208
Server Time: 2020-01-26 14:56:44

Facebook