O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Evento aconteceu no último final de semana no município, sendo realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente

 

Foi realizado no último final de semana em Pinhais, mais um Mutirão de Castração. A ação faz parte do programa Permanente de Castração de Cães e Gatos, sendo promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea).

A ação aconteceu na sede da Semma sendo realizada de graça para aqueles que se enquadram nos critérios do programa, sendo que os animais foram inscritos previamente e os tutores participaram da palestra educativa promovida pelo Dibea.

Para a realização do Mutirão foi montada uma grande estrutura na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Os tutores chegavam com seus animais e adquiriam senhas para receber o atendimento. Ao ser chamado, o cão ou gato passava por uma avaliação completa, depois pelos procedimentos de pré-operatório, tricotomia e a castração ocorria em um ônibus que contava com a sala de cirurgia. Durante este período, os tutores aguardavam em tendas que foram montadas.

O Mutirão de Castração contou com os servidores da Semma que trabalharam na organização evento, além de uma equipe de 21 profissionais, entre veterinários, cirurgiões, estagiários e auxiliares que estavam envolvidos diretamente no processo de castração que seguiu as recomendações do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná, tais como: os setores individualizados, uso e limpeza dos materiais, os procedimentos e o trabalho dos profissionais. Ao final, os tutores foram orientados a não retirar os pontos dos animais. Também receberam a receita e os medicamentos (antibióticos e antiflamatórios) gratuitamente, além da microchipagem e no caso das fêmeas, a roupa cirúrgica.

Participando de mais uma edição do Mutirão, o morador do Maria Antonieta, Roberto dos Santos Pereira, trouxe para castração sua gata que tem aproximadamente oito meses. Ele relata que possui em casa oito cachorros e quatro gatos, e que tem os animais porque os encontrou em situação de abandono. A intenção era encaminhar para adoção, entretanto acabou ficando com eles, por isso, tem necessidade de participar da ação que na visão dele é benéfica, em especial, pela questão financeira. “O Mutirão é muito importante para a população e para aqueles que não têm condições financeiras. A castração feita em uma clínica particular sai cara. Há alguns meses cheguei a pesquisar e custava em média R$ 250,00. Hoje este valor deve ser maior e assim não teria condições, pois compromete o orçamento”, disse Roberto.

A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, destacou que para realização do Mutirão foi montada uma grande estrutura e a secretaria se organizou para receber  a população da melhor forma possível. “A minha avaliação do evento é positiva, porque em relação ao controle populacional dos animais esta ação é o melhor caminho. A castração vem a somar com outras ações que a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve constantemente. Em virtude da pandemia, o mutirão é uma  ação que estamos retomando. Tivemos uma primeira nesse ano, agora essa segunda e teremos outra edição até o final do ano. A nossa previsão é que tenhamos mais de 1200 animais castrados somente neste ano no município”, destacou a secretária.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

005290621
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
539
2413
12232
5263337
30775
203795
5290621

Your IP: 172.69.63.83
Server Time: 2021-10-16 02:51:00

Facebook