O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Levantamento da Guarda Municipal de Pinhais, mostrou que entre janeiro a outubro, 24 veículos com alerta de roubo e furto foram recuperados

 

A Guarda Municipal de Pinhais (GM) tem se destacado no trabalho de recuperação de veículos furtados e roubados. Segundo dados apurados pela Central da GM, entre os meses de janeiro a outubro deste ano, foram recuperados no município 24 veículos.

O resultado foi possível graças ao sistema das câmeras de monitoramento que fazem a leitura de placas de veículos e a agilidade das equipes que estão de prontidão nas vias públicas.

Atualmente, o município possui seis câmeras com esta tecnologia e estão interligadas ao sistema da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP-PR), do Governo do Estado, e fazem parte do projeto Muralha Digital. Se um carro que tem alerta de roubo, por exemplo, passar por uma das câmeras o sistema vai identificar a irregularidade e a Central da GM repassará a informação para as viaturas, as equipes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e da GTAM (Grupo Tático de Apoio Motos) que estão em patrulhamento.

O superintendente da GM, Dorival Selbach Júnior, explica que os índices são positivos, afinal o município tem um baixo número de veículos roubados e um alto índice de automóveis recuperados. “O número é relevante em virtude do número de veículos roubados no município que é baixo em termos de população, e também, da quantidade de veículos registrados em Pinhais. O bom resultado se deve a tecnologia que está sendo implantada no município que acaba inibindo a ação. Sabemos que é difícil zerar as ocorrências, mas vemos que temos uma diminuição significativa. Inclusive já constatamos que houve diminuição de carros e motos que estão com algum tipo de alerta passando pela cidade, com isso, o criminoso evita transitar pelo município, desviando o trajeto, afinal o sistema vai detectar e as equipes da GM vão atuar e a possibilidade deste automóvel ser recuperado é considerável”, explicou o superintendente.

As câmeras que possuem leitor de placas de veículos são um recurso moderno, uma estrutura que inibe a criminalidade, trabalha na prevenção e gera resultados positivos. Hoje Pinhais tem um sistema com seis câmeras que estão em fase de testagem. Futuramente, com a conclusão do projeto Muralha Digital, o objetivo é implantar ao todo 48 câmeras nas principais vias públicas, nas entradas e saídas do município e em pontos estratégicos.

A orientação da Guarda Municipal é que no caso de algum automóvel ou moto ser furtado ou roubado, o motorista deve comunicar imediatamente a GM para a informação ser adicionada ao sistema para as equipes acompanharem a ocorrência. “Hoje, Pinhais tem o efetivo de prontidão na rua com os guardas da ROMU, GTAM e viaturas cobrindo todo o município. As equipes são distribuídas em áreas determinadas pela cidade, e em caso de ocorrência, o tempo de resposta acaba sendo eficiente, pois os guardas já estão na rua de prontidão e aptos para atuar”, afirmou o superintendente.

Atendimento da GM

Em caso de alguma ocorrência no município, a Guarda Municipal de Pinhais pode ser acionada pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 153 Cidadão, que é gratuito e pode ser baixado no aparelho de celular pelo Google Play Store e na App Store.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

005422443
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
2049
2979
17694
5362169
91679
70918
5422443

Your IP: 172.70.54.58
Server Time: 2021-11-27 14:57:36

Facebook