O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

A iniciativa é realizada por meio da parceria entre o Instituto Federal do Paraná e a Prefeitura

Tiveram início na última quarta-feira (2) as aulas de português ofertadas para os haitianos residentes em Pinhais. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Pinhais e a Prefeitura, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e da Agência do Trabalhador.

As aulas do curso intitulado “Português para imigrantes- língua e cultura” serão ministradas pela professora do IFPR, Thaís Wojciechowski. Além das questões idiomáticas, a grade curricular do curso também abordará temas fundamentais para a socialização dos estrangeiros.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania de Pinhais, Gisele Cassano, as capacitações ocorrerão semanalmente pelos próximos três meses. “Esta ação tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento pessoal dos participantes e facilitar a integração social deles”, explica.

Para Fonikue e Michelene Fleurinord, que atualmente residem no bairro Vargem Grande, esta é uma oportunidade que cooperará também para garantirem uma colocação no mercado de trabalho. “Ao nos depararmos com a dificuldade de ter que falar um idioma diferente, percebemos a necessidade de participar destas aulas. Acredito que a partir do momento em que dominarmos a língua será mais fácil conseguirmos emprego para garantirmos o nosso sustento”, comenta Fonikue.

CRDH Pinhais

O equipamento é fruto de um convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A equipe que atua no CDHR é formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos, que realizam ações de promoção aos direitos humanos. No local, são oferecidos cursos de capacitação, oficinas, trabalhos com a comunidade, com foco na humanização, à transformação social e à emancipação do cidadão. O Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais (CRDH) está localizado na Rua 1º de Maio, 428, no bairro Centro. Mais informações pelo telefone: (41) 3912- 5787.

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

003608246
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
1544
2557
6155
3587824
53761
73909
3608246

Your IP: 162.158.74.229
Server Time: 2019-10-22 15:32:37

Facebook