- Publicado em 19/10/2017
Na última quarta-feira (18) em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comea) e Prefeitura de Pinhais promovido o II Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, realizado no Centro da Juventude de Pinhais, teve como temática a “Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças”.
De acordo com um vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, uma segurança alimentar e nutricional e uma temática encarada com muita seriedade no município. “Além de fazer seu tempo e ideias, os servidores e comunidade envolvida contribuem de maneira significativa para o trabalho disponível. Afinal cuidar da alimentação média muito difícil “, afirma.
Um presidente do Comsea, Rosalina da Luz Gutervil, ressaltou a importância da atuação da Prefeitura em especial no que diz respeito ao projeto Horta no Quintal de Casa. “Esta é uma iniciativa em que todo o apoio é dado a participantes. Aproveite para agradecer uma atualização de todos os envolvidos na questão da segurança alimentar e nutricional aqui em Pinhais “, comenta.
Segundo o secretário de governo e presidente da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Ricardo Pinheiro, é imprescindível e tem um problema crítico em relação à alimentação. “Quando paramos para refletir sobre o nosso alimento percebemos o quanto falhamos na qualidade do que colocamos a mesa. Em contraponto, por meio das parcerias com como Secretarias Municipais, avançado muito nestas questões “, ressalta.
Ari Frozza, conselheiro do Comé e engenheiro agrônomo do Departamento de Agricultura e Abastecimento, reforça a grande dificuldade em oferecer comida de qualidade também às novas gerações. “O compromisso que é mais do que tudo com uma saúde. Sabemos que é nossa responsabilidade cuidarmos do que oferecemos às nossas crianças também são essenciais como principais prejudicadas neste aspecto “, salienta.
Além disso, uma secretária de Assistência Social, Rosângela Batista; uma secretária de Educação, Andrea Franceschini; representando a Câmara Municipal, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Polaco do Pérola e Professora Cinéia.
Durante a realização de eventos, foram promovidas palestras tiv como convidadas:
– Flávia Monteiro – Professora da UNIANDRADE, na área de Nutrição;
– Emanuelle Gemin – Médica Veterinária da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná – Departamento de Vigilância Sanitária de Alimentos;
– Fernanda Roseli dos Santos – Professora de Educação Física – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer / Pinhais.
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, também foi promovido uma eleição dos representantes da Sociedade Civil Organizada, entidades não-governamentais, grupos de estudantes, grupos religiosos, grupos culturais, programas sociais, associações, movimentos sociais, para Gestão 2017/2019 do Comsea.
Em virtude de haver apenas três instituições inscritas para quatro vagas foram eleitas: Associação do Centro Comunitário do Jardim Weissópolis e Vargem Grande, Associação Mulheres e Meio Ambiente, Associação Rádio Comunitária Nova Pinhais; que deverão indicar seus representantes. Conforme o artigo 11 do 5º parágrafo do regimento do fórum. A quarta vaga será ocupada por representante do Conselho de Alimentação Escolar. As demais vagas da Sociedade Civil, conforme a lei municipal 1276/2012, serão ocupadas por indicações de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Associação Comercial e Industrial de Pinhais, totalizando assim oito representantes da Sociedade Civil. Serão ainda indicados pelo Executivo os quatro representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Econômico.