A 7ª edição da Festa Regional da Semente Crioula acontece neste domingo (25), no Colégio Newton Freire Maia em Pinhais. O evento reúne agricultores, guardiões das sementes, estudantes, profissionais da área ambiental e consumidores para um dia de celebração, que visa incentivar a partilha e troca de sementes crioulas.
Com atividades programadas para o dia inteiro, a Festa promove cerca de 20 oficinas abertas ao público e um seminário sobre Soberania e Segurança Alimentar, com a professora de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Islandia Bezerra e o agricultor e guardião das Sementes da Rede Ecovida de Agroecologia, Hans Rickler. Também estarão presentes mais de 20 expositores de artesanatos, mudas, sementes, alimentos para viagem e equipamentos de cultivo.
Este ano, visando incentivar as agroindústrias regionais, haverá uma feira gastronômica vendendo refeições caseiras e orgânicas, com preço variado de R$5 a R$25 reais. Os cozinheiros são naturais da região de Quatro Barras, Bocaiúva do Sul, Piraquara, Mandirituba, Colombo, Campina Grande do Sul, Curitiba e Campo Magro. Nos cardápios haverá sucos, sobremesas, almoços e sanduíches, com opções para vegetarianos e veganos.
Para as crianças, algumas atividades serão desenvolvidas, como cirandas, contação de histórias sobre sementes e plantio através de brincadeiras recreativas. Na programação cultural, haverá um sarau aberto para artistas regionais mostrarem seu trabalho.
Na última edição foram recebidas cerca de 1500 pessoas, a expectativa este ano é que chegue a 2 mil pessoas. A festa conta com uma equipe organizadora composta pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA); a Associação para o desenvolvimento da Agroecologia (AOPA); a Rede Sementes de Agroecologia (ReSA); a Fundação Vida para Todos (ABAI); Casa da Semente; CEEP Newton Freire Maia e outras organizações do movimento agroecológico. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pinhais e da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).
Agroecologia e Sementes Crioulas
A agroecologia, inspirando-se na natureza, apresenta uma forma alternativa de manejar a terra, buscando técnicas produtivas sustentáveis, que não degradam o ambiente. Seus princípios e conceitos se ampliam pela visão sistêmica e interdisciplinar, colocando como objetivos também a democratização do alimento e a igualdade de gênero, classe e raça.
Com o compromisso de incentivar o manejo agroecológico, a Festa Regional da Semente Crioula contribui com a biodiversidade ambiental. Neste aspecto, as sementes crioulas garantem a diversidade e qualidade do alimento, ao mesmo tempo em que asseguram a soberania alimentar das famílias. A prática de reproduzir, proteger e trocar sementes é ancestral, e nos dias atuais contribui para o exercício da cidadania e o empoderamento das famílias produtoras e consumidoras.
Programação
08h – Abertura da feira ao público e café da partilha
09h – Cerimônia de abertura
09h às 12h – Abertura das fichas de inscrição das oficinas
10h – Benção e mística das sementes e alimentos
10h30 – Seminário Soberania e Segurança Alimentar
12h às 14h – Almoço
13h – Abertura do Sarau
14h às 17h – Oficinas temáticas
17h30 às 18h – Encerramento
Serviço
O evento será realizado, no domingo 25 de agosto, das 8h às 18h no CEEP Newton Freire Maia – Estrada da Graciosa, 7400 – Atuba, Pinhais. A entrada gratuita.