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O Governo do Estado está investindo R$ 213,7 milhões na modernização e duplicação de 14 quilômetros da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), que liga Curitiba, Pinhais e Piraquara e a obra deve ser entregue até junho deste ano. Segundo o DER-PR, 85,1% do cronograma já foi executado.

Adequações solicitadas pelo Ministério do Trabalho à empresa responsável pela revitalização da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), que liga Curitiba, Pinhais e Piraquara, prejudicaram os serviços no maior viaduto em construção no Paraná nas últimas quatro semanas. A obra já foi retomada.

O Governo do Estado está investindo R$ 213,7 milhões na modernização e duplicação de 14 quilômetros da PR-415 e a obra total deve ser entregue até junho deste ano. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que fiscaliza os trabalhos no trecho, 85,1% do cronograma já foi executado. O projeto inclui o maior viaduto em construção no Paraná, que terá seis pistas, 200 metros de extensão e 26,5 metros de largura. Com 88,2% dos trabalhos já concluídos, o planejamento da empreiteira era terminar e liberar o trecho e seu entorno para o tráfego no final de março.

No dia 21 de fevereiro, durante um procedimento de fiscalização, os auditores do Ministério o Trabalho exigiram a adequação dos andaimes e treinamento da equipe. Além disso, pediram à empresa que redigisse um manual com os procedimentos de segurança necessários para realização de trabalhos em altura. As adequações solicitadas foram cumpridas, mas devido ao contratempo, a previsão para término dos serviços no viaduto foi transferida para o final de abril.

VIADUTO - De acordo com o DER-PR, para liberar o viaduto, faltam: executar as barreiras de segurança que separam os dois sentidos de tráfego, completar os serviços de pavimentação, colocar a capa asfáltica em toda a extensão, realizar serviços complementares e instalar a iluminação.

Na alça de acesso ao viaduto, ainda é preciso completar a colocação da ferragem, concretar a laje, executar a viga travessa, implantar as barreiras de segurança, concluir a pavimentação, fazer alguns serviços complementares e instalar a iluminação.

FRENTES DE TRABALHO - Além da finalização do viaduto, há outras frentes de trabalho atuando em terraplenagem, pavimentação, drenagem, finalização das obras de contenção, redes de abastecimento de água e esgoto, instalação de postes da Copel, iluminação, calçadas, ciclovia, sinalização semafórica, plantio de grama, entre outros serviços.

ETAPA FINAL - Para a entrega de todo o trecho, será feita ainda a rótula debaixo do viaduto para acesso aos bairros, a finalização dos serviços já iniciados depois do viaduto da BR-116 (Contorno Leste) até Piraquara, pintura das faixas de sinalização horizontal, colocação definitiva da sinalização vertical, finalização da iluminação e limpeza da obra.

 

 

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