O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Assim como nos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação coloca em prática diversas ações para deixar tudo preparado para receber os mais de 14 mil alunos das escolas e centros municipais de educação infantil

 

Na próxima segunda-feira (11) terá início mais um ano letivo para a rede municipal de ensino de Pinhais. Assim como nos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) coloca em prática diversas ações para deixar tudo preparado para receber os mais de 14 mil alunos das escolas e centros municipais de educação infantil. 

 

 

A garantia de um ensino com qualidade é um princípio de todo o trabalho desenvolvido pela gestão governamental, e que vem sendo construída por meio da implementação do Plano Municipal de Educação. “Acreditamos que ao oportunizar educação de qualidade, asseguramos o direito a educação para todos, possibilitando o desenvolvimento pleno por meio de um ensino inclusivo e equitativo”, explica a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini.

 

 

Vagas garantidas

 

A Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 exige que o poder público deve garantir o atendimento educacional para crianças a partir dos 4 anos de idade. A alteração na legislação estabeleceu que Municípios e Estados devessem se adequar à regra até 2016. Pinhais saiu na frente e por aqui esta política já foi implantada desde 2014 sendo assim a Secretaria Municipal de Educação garante as vagas para todas as crianças nesta faixa etária.

 

Preparação dos profissionais

 

Os profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Pinhais participam "Proficiência". A iniciativa, voltada à formação continuada, é realizada a cada início de semestre, pela Semed. Durante o mês de janeiro, também como parte da preparação para o retorno das aulas, ocorreu a Formação de Gestores voltada às diretoras das unidades de ensino de Pinhais. Em fevereiro, os pedagogos da rede municipal também participaram de uma capacitação que teve o intuito de repassar informações pertinentes ao quotidiano escolar.

 

 

Obras nas unidades

 

A Escola João Leopoldo Jacomel passa por uma reforma geral, com acabamento do piso, troca do forro, pintura, aplicação de pastilha, revisão da parte elétrica e sanitários novos. Para a Escola Severino Massignan está prevista a reforma do piso do bloco administrativo, além da construção de um novo bloco com oito salas de aula e banheiros. As obras na Escola Municipal Aroldo de Freitas também recebe reforma geral e a construção de um novo bloco para o refeitório. Na Escola Municipal Marins de Souza está sendo realizada reforma da quadra de esportes; a troca dos pisos das salas de aula; execução de prateleiras na cozinha.

 

 

A Escola Municipal João Leal está em fase de conclusão da ampla reforma em uma área total de 717,26 m². Os serviços executados são trocas de pisos de toda a unidade e instalação de pastilhas internas nas salas de aula, bem como instalação de forros de PVC, substituindo o antigo de madeira. O investimento é de R$ 488.878,92.

 

 

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Tarsila do Amaral e Monteiro Lobato, e também na Escola Municipal Guilherme Ceolin serão construídos muros no entorno das unidades. Nas quadras poliesportivas das Escolas Municipais Antonio Andrade, José Brunetti e Antonio Alceu Zielonka e 31 de Março, estão sendo feitos: lixamento, recuperação e pintura dos pisos. Já as unidades que passam por pintura total da estrutura são os Cmeis Helena Kolody, Cora Coralina e Chafic Smaka.

 

 

IDEB

 

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um importante indicador para análise da qualidade educacional dos municípios brasileiros. Em 2017, Pinhais superou a meta estabelecida que era de 6.5, obtendo a melhor média entre a capital e a região metropolitana de Curitiba, com a nota 6.7.

 

 

Alimentos orgânicos

 

 

Desde 2010 os alunos da rede municipal contam com alimentos orgânicos da agricultura familiar nas refeições oferecidas. De acordo com a Lei 11.947, no mínimo 30% do recurso do governo federal repassado para alimentação escolar deve ser utilizado obrigatoriamente para a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura ou do empreendedor familiar, preferencialmente orgânicos e/ou agroecológicos.

 

 

Educação em Tempo Integral

 

O município de Pinhais oferta no ano de 2019 a Educação em Tempo Integral em seis escolas municipais: 31 de Março, Antonio Alceu Zielonka, Antonio Andrade, Aroldo de Freitas, Candido Portinari, Poty Lazzarotto, totalizando 46 turmas e 1.297 vagas. Para contemplar a grade do Currículo Complementar as unidades em tempo integral ofertam diversos projetos aos alunos.

 

Transporte    

 

 

A Prefeitura Municipal de Pinhais realiza atualmente o transporte de 705 alunos da rede municipal e estadual de ensino. O transporte atende alunos do ensino regular, da educação especial, das salas de recurso: auditivo, visual e altas habilidades. Informações ou esclarecimentos podem ser obtidos por meio do telefone da Gerência de Frotas e Transporte Escolar: 3912-5402.

 

Educação de Jovens e Adultos

 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada a pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o 1º ao 5º ano (antiga 4ª série), ou que ainda não são alfabetizadas. Nas unidades de Pinhais são atendidos em torno de 200 alunos jovens, adultos e idosos por ano.

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

003124157
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
697
2222
11399
3104381
47751
184588
3124157

Your IP: 54.82.119.116
Server Time: 2019-04-26 04:57:52

Facebook