O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Serão realizados diversos serviços, como coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção de árvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resíduos verdes, entre outros

Mapa Mutirão

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Meio Ambiente, realiza nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro um grande Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, na região do Atuba. Serviços que serão realizados: coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção de árvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resíduos verdes; recolhimento de madeiras; recolhimento de resíduos de construção civil (são recolhidos somente nos mutirões de limpeza); orientação e distribuição de informativos.

No sábado, dia 23 de fevereiro, das 9h às 12h, será promovido o encerramento das atividades na quadra da Escola Municipal 31 de março.  Na ocasião, serão realizadas diversas atividades, como brincadeiras, distribuição de mudas de árvores nativas, atividades educativas, orientação e coleta de óleo de cozinha usado, além da divulgação de diversos serviços da Prefeitura.

 

Ruas que receberão a ação:

 

*Estrada da Graciosa (entre a Avenida Maringá e divisa com Curitiba); Rua Batista Ramos; Rua Hélio Barroso; Rua José Carlotto; Rua Jacob Mehl; Travessa Cláudio Mehl

Rua José Waltemyr Costa Lima; Rua Eutália Maria dos Santos; Travessa Antônio Gonçalves dos Santos; Rua Henrique Mehl; Travessa A; Rua Waldemar Costa Lima; *Avenida Maringá (entre a Estrada da Graciosa até a Rua Reinaldo Ribas); Rua Lourdes Rodrigues; Rua Walmor Alves Mota; *Rua Crescêncio Batista (entre Avenida Maringa e Rua Lourdes Rodrigues); Rua Manoel Gonçalves Pires; Rua Silvino Salla; Rua Joaquim Borges; Rua 6-C; Rua 4-C; Travessa Manoel Andrade; Travessa Olimpio Ribeiro; Travessa Orlando Civardi; Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira; *Rua Engenheiro Silvio Teixeira Pinto (entre Avenida Maringá e Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira); Rua João Tissot; Rua Isaac Victor Pereira (entre Avenida Maringá e Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira); Rua Maria Melk Cordeiro (entre Avenida Maringá e Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira); Rua Reynaldo Crozetta (entre Avenida Maringá e rio Atuba); Rua João Claudio Mehl; Rua Alto Paraná; Rua Paranavaí; Rua Nova Esperança; *Rua Euclides da Cunha Ribas (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Aristides de Oliveira (entre Avenida Maringá e rio Atuba); *Rua Francisco E. G. Pereira (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Alzira Araújo Souza (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Eurípedes Moraes e Silva (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Reinaldo Ribas (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl).

 

Assim como nos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação coloca em prática diversas ações para deixar tudo preparado para receber os mais de 14 mil alunos das escolas e centros municipais de educação infantil

 

Na próxima segunda-feira (11) terá início mais um ano letivo para a rede municipal de ensino de Pinhais. Assim como nos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) coloca em prática diversas ações para deixar tudo preparado para receber os mais de 14 mil alunos das escolas e centros municipais de educação infantil. 

 

 

A garantia de um ensino com qualidade é um princípio de todo o trabalho desenvolvido pela gestão governamental, e que vem sendo construída por meio da implementação do Plano Municipal de Educação. “Acreditamos que ao oportunizar educação de qualidade, asseguramos o direito a educação para todos, possibilitando o desenvolvimento pleno por meio de um ensino inclusivo e equitativo”, explica a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini.

 

 

Vagas garantidas

 

A Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 exige que o poder público deve garantir o atendimento educacional para crianças a partir dos 4 anos de idade. A alteração na legislação estabeleceu que Municípios e Estados devessem se adequar à regra até 2016. Pinhais saiu na frente e por aqui esta política já foi implantada desde 2014 sendo assim a Secretaria Municipal de Educação garante as vagas para todas as crianças nesta faixa etária.

 

Preparação dos profissionais

 

Os profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Pinhais participam "Proficiência". A iniciativa, voltada à formação continuada, é realizada a cada início de semestre, pela Semed. Durante o mês de janeiro, também como parte da preparação para o retorno das aulas, ocorreu a Formação de Gestores voltada às diretoras das unidades de ensino de Pinhais. Em fevereiro, os pedagogos da rede municipal também participaram de uma capacitação que teve o intuito de repassar informações pertinentes ao quotidiano escolar.

 

 

Obras nas unidades

 

A Escola João Leopoldo Jacomel passa por uma reforma geral, com acabamento do piso, troca do forro, pintura, aplicação de pastilha, revisão da parte elétrica e sanitários novos. Para a Escola Severino Massignan está prevista a reforma do piso do bloco administrativo, além da construção de um novo bloco com oito salas de aula e banheiros. As obras na Escola Municipal Aroldo de Freitas também recebe reforma geral e a construção de um novo bloco para o refeitório. Na Escola Municipal Marins de Souza está sendo realizada reforma da quadra de esportes; a troca dos pisos das salas de aula; execução de prateleiras na cozinha.

 

 

A Escola Municipal João Leal está em fase de conclusão da ampla reforma em uma área total de 717,26 m². Os serviços executados são trocas de pisos de toda a unidade e instalação de pastilhas internas nas salas de aula, bem como instalação de forros de PVC, substituindo o antigo de madeira. O investimento é de R$ 488.878,92.

 

 

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Tarsila do Amaral e Monteiro Lobato, e também na Escola Municipal Guilherme Ceolin serão construídos muros no entorno das unidades. Nas quadras poliesportivas das Escolas Municipais Antonio Andrade, José Brunetti e Antonio Alceu Zielonka e 31 de Março, estão sendo feitos: lixamento, recuperação e pintura dos pisos. Já as unidades que passam por pintura total da estrutura são os Cmeis Helena Kolody, Cora Coralina e Chafic Smaka.

 

 

IDEB

 

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um importante indicador para análise da qualidade educacional dos municípios brasileiros. Em 2017, Pinhais superou a meta estabelecida que era de 6.5, obtendo a melhor média entre a capital e a região metropolitana de Curitiba, com a nota 6.7.

 

 

Alimentos orgânicos

 

 

Desde 2010 os alunos da rede municipal contam com alimentos orgânicos da agricultura familiar nas refeições oferecidas. De acordo com a Lei 11.947, no mínimo 30% do recurso do governo federal repassado para alimentação escolar deve ser utilizado obrigatoriamente para a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura ou do empreendedor familiar, preferencialmente orgânicos e/ou agroecológicos.

 

 

Educação em Tempo Integral

 

O município de Pinhais oferta no ano de 2019 a Educação em Tempo Integral em seis escolas municipais: 31 de Março, Antonio Alceu Zielonka, Antonio Andrade, Aroldo de Freitas, Candido Portinari, Poty Lazzarotto, totalizando 46 turmas e 1.297 vagas. Para contemplar a grade do Currículo Complementar as unidades em tempo integral ofertam diversos projetos aos alunos.

 

Transporte    

 

 

A Prefeitura Municipal de Pinhais realiza atualmente o transporte de 705 alunos da rede municipal e estadual de ensino. O transporte atende alunos do ensino regular, da educação especial, das salas de recurso: auditivo, visual e altas habilidades. Informações ou esclarecimentos podem ser obtidos por meio do telefone da Gerência de Frotas e Transporte Escolar: 3912-5402.

 

Educação de Jovens e Adultos

 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada a pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o 1º ao 5º ano (antiga 4ª série), ou que ainda não são alfabetizadas. Nas unidades de Pinhais são atendidos em torno de 200 alunos jovens, adultos e idosos por ano.

 

Para participar é necessário ser morador de Pinhais e um dos documentos a serem apresentados é a certidão de nascimento atualizada. Mais informações nos CRAS

 

As inscrições para o Casamento Comunitário de Pinhais foram prorrogadas até o dia 8 de fevereiro. O evento é realizado pela Prefeitura de Pinhais, em parceria com o SESC e o Programa Justiça no Bairro e os interessados deverão realizar a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Realizada desde 2009, a iniciativa já proporcionou a realização do sonho do matrimônio para mais de mil casais. O Casamento Comunitário consiste em uma celebração ecumênica realizada pela idealizadora e coordenadora do Programa Justiça no Bairro, a desembargadora Drª Joeci Machado Camargo.

Inscrições

Os interessados devem morar em Pinhais e deverão se informar sobre os requisitos para a inscrição nos CRAS. Lembrando que é necessário apresentar certidão de nascimento atualizada, e também há condições, como limite de renda. Confira os endereços:

CRAS Região Leste

Rua Leila Diniz, 361, bairro Maria Antonieta. Telefone: (41) 3912-5544.

Bairros atendidos: Maria Antonieta, Esplanada, Vila Dignidade, Vila Palmital, Triângulo e Vargem Grande.

CRAS Região Norte

Rua Nilo Peçanha, 502, bairro Jardim Amélia. Telefone: (41) 3912-5661.

Bairros atendidos: Planta Karla, Jardim Amélia, Parque das Águas, Parque das Nascentes, Privê, Pio XII, Boa Esperança, Esplanada, Rosi Galvão, Alphaville, Graciosa, Canguiri.

CRAS Região Sul

Rua: Rio Trombetas, 828, bairro Weissópolis. Telefone: (41) 3912-5663.

Bairros atendidos: Weissópolis, Tarumã, Estância Pinhais, Centro, Guilherme Weiss e Vila Varginha.

CRAS Região Oeste

Rua Antônio Taborda Ribas, 116, bairro Jardim Cláudia. Telefone: (41) 3912-5662.

Bairros atendidos: Atuba, Alto Tarumã, Emiliano Perneta, Perdizes, Sol Nascente, Jardim Eliza, Bonilauri, Joaquina, Pineville, Jardim Fênix, Vila União, Pedro Demeterco, Moradias Palmital, Conjunto Áquila, Jardim Cláudia, Jerivá e Vila Tebas.


No momento, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalham na calçada em antipó, que se estende no trecho entre a Avenida Pineville e a Rua Pérola

 

A Avenida Jacob Macanhan é uma das principais vias de Pinhais por onde circulam, diariamente, centenas de veículos e pedestres. Além da duplicação, diversas intervenções são realizadas constantemente pelas equipes da Prefeitura de Pinhais.

No momento, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalham na calçada em antipó, que se estende no trecho entre a Avenida Pineville e a Rua Pérola. A obra respeita a acessibilidade e segue também em frente a pontos comerciais que eventualmente não possuam calçamento

Outros equipamentos também passarão por reformas com o objetivo de melhorar a estrutura de atendimento para os usuários e para os servidores

Ao longo dos últimos anos, diversos equipamentos de saúde de Pinhais receberam investimentos. Além da construção de novas unidades, as já existentes passaram por reformas e ampliaram o atendimento. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Governo do Estado, fará a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Tebas.

A área construída de aproximadamente 320 m² passará pela intervenção, que inclui serviços de readequação de estrutura para atendimento de solicitação do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, instalação de banheiro adaptado para PCD, serviços de impermeabilização contra infiltração e pintura de toda a Unidade de Saúde.

O custo da obra será de R$ 162.593,64 com duração prevista de 120 dias. Durante este período a Unidade não realizará atendimentos. A Semsa ressalta que a população atendida nesta unidade está sendo direcionada para as Unidades de Saúde mais próximas, USF Ana Nery e USF Perdizes, informação esta repassada aos munícipes por meio dos agentes comunitários.

Além da USF Tebas, outros equipamentos passarão por reformas com o objetivo de melhorar a estrutura de atendimento para os usuários bem como para os servidores. A USF Esplanada será a próxima a passar por reforma.

Serviço

A USF Ana Nery está localizada na Rua Jacarezinho, 1945, bairro Alto Tarumã.

A USF Perdizes fica na Rua Crescêncio Batista, 514, Jardim Atuba.

O festival é organizado em sete categorias concorrentes. Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura, promoverá a 7ª edição do Festival de Cinema - Curta Pinhais (FestCine). Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. Para tanto, é necessário acessar o site da Prefeitura de Pinhais onde também pode ser consultado o regulamento, entre outras informações sobre o Festival.

As sessões serão gratuitas e exibidas no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 22 e 27 de abril. O festival é organizado em sete categorias concorrentes:

-Curta-metragem de ficção;

-Curta-metragem de documentário;

-Curta-metragem de animação;

-Longa-metragem;

-Curta-metragem realizado por estudantes dos níveis fundamental e médio a partir de câmera de celular;

-Clipe musical;

-Filme Destaque Pinhais.

O FestCine Curta Pinhais é um evento que reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero (ficção, documentário, animação, drama, comédia, musical, épicos, adulto, infantil) e outras técnicas cinematográficas alternativas, além de Clipes Musicais.

De acordo com a organização, o FestCine tem como principais objetivos: despertar e estimular maior interesse da população, do público escolar e da comunidade em geral pela sétima arte em todas as suas formas; estimular o desenvolvimento do mercado para os amadores que atuam na área e dar visibilidade às produções amadoras e independentes. Além disso, também visa proporcionar possibilidades para novos talentos e promover intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais afins de todo o território nacional.

Serviço

As inscrições para o VII FestCine devem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro no site da Prefeitura. Mais informações pelo e-mail: festcinePinhais@gmail.com ou pelo telefone (41) 3912-5253.

A regra vale somente no valor do IPTU para pagamento à vista. Há também a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes com vencimento no dia 15 de cada mês

 

 

A entrega dos carnês do IPTU 2019 já teve início e até o dia 15 de fevereiro o contribuinte do município pode garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista. Há também a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes com vencimento no dia 15 de cada mês. Até o vencimento o valor do imposto pode ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou pela internet. Após essa data o contribuinte deve emitir uma via atualizada no link www.Pinhais.pr.gov.br/iptu.

É importante ressaltar que no valor a ser pago já está prevista a taxa de coleta de lixo. Neste ano, foi aplicada apenas a inflação medida pelo IPCA, de 4,05% no valor venal do imóvel. Deste modo, dependendo de cada imóvel, o aumento final pode ser um pouco superior ou inferior ao índice inflacionário.

O valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam diretamente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraestrutura que serão realizadas na cidade durante todo o ano.

Os contribuintes também podem emitir pelo link a via para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2019. Para a impressão é necessário ter em mãos o número da inscrição imobiliária.

Dívida Ativa

O munícipe que estiver em situação de dívida ativa deverá se dirigir ao Departamento de Rendas Imobiliárias para verificar as possibilidades de parcelamento de seus débitos, sob pena de cobrança judicial e/ou protesto.

Serviço

O Departamento de Rendas Imobiliárias fica na Avenida Camilo Di Lellis, 453, no Centro de Pinhais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, ininterruptamente. Mais informações pelos telefones (41) 3912-5180 ou (41) 3912-5190, ou pelo e-mail: [email protected]Pinhais.pr.gov.br.

corpo encontrado por um pescador em uma cava no bairro Jardim Cláudia, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no final da tarde desta quarta-feira (16) foi identificado -por meio das digitais- como Bento Dreher Neuhaus, de 54 anos. O homem estava desaparecido desde o último domingo, quando pulou em um córrego para salvar o filho.

Adolescentes encontram corpo de Bento Dreher

Bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) estiveram no local para auxiliar a retirada do corpo, que estava aproximadamente 2500 metros de onde Neuhaus desapareceu.

Segundo os bombeiros, o corpo já estava em avançado estado de decomposição por causa da água. Próximo ao corpo, foi encontrado um capacete. Devido ao avançado estado de decomposição, a identificação só foi possível por meio das digitais. A equipe da RICTV | Record TVentrou em contato com a família de Bento, mas sem retorno durante a noite e madrugada. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o corpo será liberado no início da manhã.

Pai desaparece após salvar filho

No momento da tempestade do último domingo (13), um jovem de 16 anos que andava com o pai na garupa de uma moto acabou caindo dentro de um córrego. Para tentar salvar o filho, o homem pulou do veículo e agarrou no menino, que conseguiu segurar em uma manilha e se salvar. O pai, por sua vez, desapareceu em meio a água que tomava conta do córrego após gritar por socorro. 

Filho socorrido passa bem

Apesar de fortes dores no corpo, o filho de Bento foi liberado do hospital na madrugada de segunda-feira, após passar por exames. Depois de sair do atendimento, o adolescente foi até o local onde perdeu o pai de vista para ajudar os bombeiros nas buscas.  

Segundo Adalberto, é difícil explicar o que aconteceu. "Foi uma chuva forte, nós estávamos subindo a rua quando eu cai dentro do córrego Meu pai pulou junto para me salvar, e ele me empurrou para o mato. Eu peguei na mão dele para ajudar, mas a correnteza foi mais forte. Ainda sinto algumas dores, mas achei uma manilha para subir, e fiquei ao lado de um poste de luz.", contou o adolescente.

.fonte: RIC

Finalmente o inicio desta semana 14/01  foi marcado pela liberação do tráfego da nova trincheira do trevo do Atuba, localizada no Km 17 da BR-116. Esta obra representa uma antiga reivindicação do município e, os técnicos da Prefeitura de Pinhais acompanharam as discussões e negociações ao longo dos anos.

 

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destaca a importância desta obra para os municípios próximos. “A trincheira do trevo do Atuba está na divisa entre Pinhais e Colombo e ainda também próximo ao acesso com Curitiba. Esta grande reestruturação beneficia milhares de pessoas que circulam pelo local diariamente. Para nós de Pinhais é uma conquista também”, afirmou a prefeita. 

 

A Arteris Régis Bittencourt, concessionária responsável pela intervenção, realizou a liberação com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a empresa será dado o prosseguimento ao cronograma de obras no local, com serviços para a recuperação da trincheira existente. Com a liberação da nova passagem, e devido às obras, a trincheira antiga ficará com uma faixa liberada ao tráfego, com o fluxo em sentido único, no movimento Colombo – Pinhais. A recomendação é que os motoristas fiquem atentos à sinalização das obras. A orientação aos usuários será feita por meio de placas e faixas no local e com as equipes operacionais da concessionária.

 

Segundo a concessionária, as obras de construção do trevo em desnível do km 17,5, no cruzamento no Trevo da Cruz do Atuba, no acesso Norte de Curitiba na BR-116 estão em andamento desde maio de 2018. O projeto de reformulação do trevo inclui a construção de uma trincheira adicional, paralela à existente, que possibilitará o trânsito sem conflito, acrescentando novas alças de acesso às futuras ruas laterais. Além disso, um antigo problema de alagamentos neste trecho deve ser solucionado com a melhoria no sistema de drenagem.

 

Serviço

 

Dúvidas sobre a operação especial de tráfego podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 70 90 116. O telefone gratuito 0800 717 1000 está disponível para o atendimento aos usuários com deficiência auditiva e da fala.

A concessionária responsável pela obra informa que a liberação acontecerá ao longo do dia, para evitar transtornos ao trânsito local. É importante que os motoristas fiquem atentos à sinalização da via

 

*Com informações e foto da Arteris Régis Bittencourt.

Na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, será realizada a liberação de tráfego na nova trincheira do trevo do Atuba, localizada no Km 17 da BR-116. A concessionária responsável pela obra informa que a liberação acontecerá ao longo do dia, para evitar transtornos ao trânsito local, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a Arteris Régis Bittencourt, será dado o prosseguimento ao cronograma de obras no local, com intervenções para a recuperação da trincheira existente. Com a liberação da nova passagem, e devido às obras, a trincheira antiga ficará com uma faixa liberada ao tráfego, com o fluxo em sentido único, no movimento Colombo - Pinhais. A recomendação é que os motoristas fiquem atentos à sinalização das obras. A orientação aos usuários será feita por meio de placas e faixas no local e com as equipes operacionais da concessionária.

Obras em andamento

Segundo a concessionária, as obras de construção do trevo em desnível do km 17,5, no cruzamento no Trevo da Cruz do Atuba, no acesso Norte de Curitiba na BR-116 estão em andamento desde maio de 2018. O projeto de reformulação do trevo inclui a construção de uma trincheira adicional, paralela à existente, que possibilitará os movimentos veiculares sem conflito. De acordo com o cronograma previsto, as obras devem ser entregues neste início de 2019.

Serviço

Dúvidas sobre a operação especial de tráfego podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 70 90 116. O telefone gratuito 0800 717 1000 está disponível para o atendimento aos usuários com deficiência auditiva e da fala.

Junto com as altas temperaturas e chuva há o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, alerta sobre os cuidados a serem tomados na prevenção da Dengue. O Aedes aegypti é transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, as quais debilitam, podem deixar sequelas graves e até matar.

É importante que os moradores vistoriem suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. Junto com as altas temperaturas e chuva há o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti.  O Departamento de Vigilância em Saúde reforça a orientação para que população elimine os criadouros dentro e ao redor de casa. "Chamamos a atenção para que as pessoas vistoriem suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. O objetivo é evitar que criadouros do mosquito se formem", explica Cristiane Barros do Departamento de Vigilância Ambiental de Pinhais.

Para a prevenção, é importante também que a população permita a entrada dos agentes nas residências. "Os moradores devem acompanhar os profissionais durante as vistorias, porque o papel deles é o de orientar a todos e monitorar. Os agentes estarão sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás da Secretaria de Saúde de Pinhais e sempre que o morador estiver com alguma dúvida em relação ao trabalho dos agentes ele pode ligar para a Vigilância Ambiental", orienta.

Confira algumas dicas para eliminar o mosquito:

-Evite usar pratos nos vasos de planta;

-Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

-Mantenha lixeiras tampadas;

-Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d'água, lembrando-se de vedar inclusive o "ladrão" com uma tela de proteção;

-Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

-Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana, mantenha ralos fechados e desentupidos;

-Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

-Retire a água acumulada em lajes;

-Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;

-Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.

Serviço

Em caso de dúvidas entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

002870638
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
15
2095
2110
2856040
32086
67828
2870638

Your IP: 172.68.65.220
Server Time: 2019-02-18 00:09:48

Facebook