O ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart não é mais um filiado do Partido dos Trabalhadores. O anúncio ocorreu no último sábado (04), data da primeira reunião do ano de 2017, do Diretório Municipal de Pinhais. O ex-prefeito justificou sua decisão afirmando que pretende disputar uma vaga de deputado federal e para isso precisa buscar as melhores chances para atingir seu objetivo.
Luizão lembrou na reunião do Diretório, que durante estes 30 anos, filiado ao PT, sempre participou ativamente das atividades do partido, ajudando a construir projetos políticos que visam uma sociedade melhor e mais justa. “Tenho muito orgulho de tudo o que nós construímos juntos aqui em Pinhais, pois honramos com aquilo que prega na essência a verdadeira cartilha do PT, que é o de defender políticas públicas que mudam diretamente a vida das pessoas. Por manter este respeito é que eu não saí do partido enquanto cumpria o mandato de prefeito”, disse.
O ex-prefeito reconhece que para construir um projeto político no Estado precisa estar desprendido de uma cor partidária antes de definir uma estratégia junto a sua base, localizada principalmente na Região Metropolitana de Curitiba. “Não pretendo me ligar a nenhuma agremiação imediatamente, mas quero ter a liberdade de escolher um partido que proporcione as melhores condições para uma futura eleição, sem fugir dos princípios que defendo”, destacou.
Trajetória política
Representando o PT, Luizão disputou nove eleições, sendo a primeira como candidato a prefeito de Piraquara em 1988, ainda antes da emancipação de Pinhais. Foi eleito pela primeira vez vereador de Pinhais em 1996 e reeleito no ano 2000, período em que exerceu a presidência da câmara. Em 2004 perdeu a eleição para prefeito de Pinhais e em 2006 foi candidato a deputado estadual ficando na primeira suplência. Assumiu a vaga do deputado Ênio Verri durante um ano e quatro meses.
Aprovação recorde
Eleito prefeito de Pinhais em 2008 com 64% dos votos e reeleito em 2012 com 93,7 dos votos, Luizão tornou-se o prefeito com a maior votação do Brasil. Ele terminou o mandato de prefeito com excelente aprovação popular, fazendo com que Pinhais se tornasse a administração mais bem avaliada do Brasil, com aprovação de 94%, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas.
f: Thiago Bonagura