Em visita à Prefeitura, atleta de breakdance da seleção brasileira falou sobre os treinamentos, expectativas e sua história construída no município
O pinhaense Dinho Stil, atleta da seleção brasileira de breakdance, desembarcou no Brasil para competir no campeonato brasileiro, tocar projetos pessoais, além de recarregar as energias e inspirações com a família na cidade natal Pinhais. O b-boy, que mora há seis anos na França, também aproveitou a oportunidade para revisitar a prefeitura, onde em março do ano passado, deu uma amostra da habilidade com uma dança no gabinete.
Dinho se reuniu com a prefeita Rosa Maria e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, na última semana. Na ocasião, falou sobre as expectativas com as Olimpíadas de Paris, já que o breakdance irá estrear como modalidade esportiva. “Venho treinando bastante, ao longo desses 20 anos de carreira, viajando, buscando conhecimento, agregando mais sabedoria e agora na área desportiva, é algo novo ainda, vai ser a primeira olimpíada, então creio que os atletas do mundo inteiro irão aprender muito a partir desta para ir aplicando no futuro”, destacou.
Ele também relembrou momentos da sua história ainda criança e adolescente em Pinhais, onde vivem a família e amigos de infância. Formado na rede pública de ensino, Dinho fez o ensino primário na Escola Municipal Anísio Teixeira (então 31 de Março), passou depois pelos Colégios Estaduais Tenente Sprenger e Arnaldo Faivro Busato, tendo concluído o ensino médio na EJA da E. M. Frei Egídio Carlotto, no bairro Atuba, antiga Vila Perdizes. Nessa época, diz, “já estava viajando muito através da dança e tenho estudado bastante, além de estudo tradicional, por assim dizer, sempre estudei muito e leio muito”, complementa.
Em contato com a cultura Hip Hop desde muito cedo, sempre buscou os espaços e eventos promovidos pela prefeitura e poder público para praticar o breaking. “Desde quando comecei já tive apoios, por exemplo, na Vila [Perdizes] com os eventos culturais, com futsal, capoeira, várias outras atividades, às vezes tinha break ou às vezes tinha uma sala que a gente podia usar, no poliesportivo do Perdizes, e eu usufruía desse benefício que era disponibilizado pela prefeitura, inclusive no [colégio] Arnaldo sempre aos sábados tinha eventos, competições ou treinos abertos no saguão que a gente podia usar, eu sempre vinha com um ônibus fretado da escola (azulzão), vinha no sábado treinar ou pra dançar, às vezes no domingo também tinha, então sempre me beneficiei. Na Vila quando tinha eventos para a comunidade sempre tentava inserir o breaking, desde pequeno”, lembrou.
Após chegar às finais no campeonato brasileiro, no final do ano passado, Dinho mantém firme o sonho de disputar as Olimpíadas pelo Brasil. De Pinhais para o mundo, o atleta é uma das promessas brasileiras para os Jogos de 2024, na França, onde vive hoje com a esposa Tamara Levy, na cidade de Toulon.
Acompanhe a rotina do b-boy Dinho Stil no Instagram: @dinho_stil.