Recuperação de ruas danificadas começarão imediatamente nos próximos dias, com previsão de sol
Os últimos 30 dias têm sido chuvosos em Curitiba e Região Metropolitana. E se a questão do volume tem chamado atenção, outro fator é que tem chovido em dias consecutivos nas últimas semanas. A situação impacta em diversos setores, entre eles, o andamento das obras públicas.
Atualmente em Pinhais, estão em andamento 20 obras de infraestrutura e edificações. Seja pelos trabalhos das equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) ou empresas terceirizadas, o município investe na construção e/ou reformas de calçadas, pavimentação asfáltica, escolas, cmeis, unidades de saúde, entre outros. Entre essas obras estão a duplicação de mais um trecho da Av. Maringá, a revitalização da Rua Mandaguaçu, a construção do Complexo Esportivo Velódromo, a reforma da USF Weissópolis e Escola José Brunetti, etc.
Devido à situação das chuvas constantes do período, o ritmo de trabalho foi afetado, logo a Semop faz reprogramações dos serviços e estipula novos cronogramas visando manter a qualidade das obras, melhor utilização das máquinas e equipamentos para aumentar a produtividade e eficiência das equipes.
O secretário de Obras Públicas, Mário Stier, explica que a ocorrência de chuvas constantes compromete a execução dos trabalhos do setor da construção que precisa ter condições adequadas para desenvolver as diferentes etapas do processo. “Uma obra de edificação, por exemplo, se estiver na fase de fundação e movimentações de terra, com o período chuvoso, ela será impactada e inviabiliza os trabalhos. Nesta área se consegue fazer apenas alguns trabalhos internos se a estrutura estiver coberta. Já as de infraestrutura, ficam totalmente comprometidas, seja para construir uma calçada, implantar o asfalto ou a drenagem. O serviço para ser executado precisa de condições adequadas, técnicas, que no caso exigem clima bom”, diz o secretário.
Embora nos últimos dias o tempo não esteja favorável contribuindo para maior rendimento das frentes de trabalhos e o avanço das obras, as ações seguem em andamento no município. Somente em de dias de chuva intensa, devido a impossibilidade de execução dos trabalhos, as equipes são remanejadas para realização de atividades e trabalhos internos na secretaria.
“Embora algumas obras tenham sido iniciadas, e ainda estejam em andamento, isso gera reflexos para quem está no entorno, devido aos impactos negativos que provocam. Por isso, pedimos a colaboração e bom senso dos munícipes, afinal trabalhamos com pessoas e máquinas, temos que zelar pela segurança dos servidores. Agimos de forma responsável, buscando gerar eficácia, gerindo bem os recursos financeiros e construindo obras públicas de qualidade em Pinhais”, afirmou o secretário.