Conferência Municipal de Saúde é realizada em Pinhais

Além de servir para elaboração de propostas para a área, uma mobilização também é uma nova administração do Conselho Municipal de Saúde

Com o tema “A responsabilidade e participação do usuário não fortalecido do SUS”, o Conselho Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a 12ª Conferência Municipal de Saúde, nos últimos dias 20 e 21. A mobilização teve como principais objetivos avaliar uma situação de saúde, elaboração de projetos de saúde e de gestão de diretórios do Plano Municipal de Saúde 2018/2021 e eleger entidades e órgãos que irão compor uma próxima gestão do Conselho Municipal de Saúde.

 

A nova composição do Conselho Municipal de Saúde, gestão 2018/2021, ficou assim apresentada, respeitando o que rege a Resolução 453/2012 do Ministério da Saúde:

 

Segmento dos Usuários:  Pastoral da Catequese; Associação Beneficente Patinhas Pinhais; Associação de Mulheres e Meio Ambiente; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhais; Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola, professor Estadual Daniel Rocha; Associação de Moradores Jardim Jerivá; União Esporte Clube Pinhais; Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Mathias Jacomel.

 

Profissionais da saúde: Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional; Conselho de Medicina Veterinária do Paraná; Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde; Associação Brasileira de Saúde Mental.

 

Prestadores de serviço e poder público:  LABCEN – Laboratório Central de Pinhais; Medicina Alternativa e Diagnóstico por Imagem; Adriane da Silva Jorge Carvalho; Samira Raduan Santos.

 

Uma promotora de justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pinhais, Dra. Roberta Franco Massa, com atribuições na área da saúde pública, patrimônio público e meio ambiente para convidada para reflexões sobre o tema da Conferência. A psicológa Giorgia Regina Luchese foi conferencista; uma empresa de administração e administração de saúde pública.

 

No segundo dia de discussões foram organizados quatrogrupos de trabalho, com foco na temática central e também para abordagem dos assuntos: Atenção Primária e Vigilância em Saúde; Atenção Especializada em Saúde; Financiamento do SUS; Gestão do Trabalho em Saúde.

 

Adriane da Silva Jorge Carvalho, secretária de Saúde de Pinhais, destacou o trabalho da equipe envolvida na organização da conferência, bem como todos os profissionais de saúde cujo trabalho tem feito do município uma referência no Estado.

 

Um vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, também enalteceu o trabalho das equipes de saúde do município. Rosa também citou o resultado do Índice de Efetividade de Gestão Municipal que tem como destaque a área da Saúde, uma qual foi concebida com uma sigla A (Alta Efetividade), o que representa mais de 80% de efetividade. “Sabemos dos desafios que enfrentamos, especialmente a nível nacional. A área da saúde sem perca de atendimento, está com um serviço de qualidade para a nossa população “, declarou um vice-prefeita.

 

Também participam da abertura da Conferência aentão presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosimeire Duraes dos Santos; Os vereadores Carlinhos do Eliza, Cecília Pádua da Saúde e Professora Cinéia; representando uma 2ª Regional de Saúde, Andrea Perri.  

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp