Especialista da iZettle, fintech sueca voltada a soluções de pagamentos e serviços financeiros, explica como acontece o roubo dos dados e orienta sobre o que você deve fazer quando for vítima de uma fraude
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Já imaginou consultar o seu saldo bancário e descobrir que não é vermelho por causa de uma compra que você não realiza? Ou receber uma fatura de um cartão que você já teve? Fraudes com cartões de débito e crédito são um pesadelo para muitos consumidores. De acordo com os últimos números divulgados pela pesquisa Global Consumer Card Fraud no ano passado, os consumidores do Brasil só perdem para os mexicanos nesse quesito: nada menos que 49% dos brasileiros já ha sofrido algum tipo de fraude com cartões. Mas como hámm como fraudes? E como se prevenir? Iremar Brayner, líder de risco da iZettle no Brasil – fintech sueca com atuação no país e em mais 11 países na área de serviços financeiros e soluções de pagamento -, dá dicas para fazer para descobrir uma fraude e explica quais são como principais formas de golpe para evitar aborrecimentos. 1) O fraudador não precisa saber uma senha no seu cartão É possível fazer compras com um cartão na internet se o golpista com os próximos dados: número do cartão, código de segurança, o nome do dono da forma como está escrito sem cartão. Muitas pessoas acreditam que o fraudador precisa saber a senha. “Se você perder seu cartão, por exemplo, quem achá-lo tem todas as informações necessárias para efetuar transações fraudulentas e diferentes”, alerta o especialista. 2) A rapidez com que a fraude é denunciada pode fazer toda a diferença Há dois tipos de fraude: uma utilização indevida de uma carta existente ou uma emissão de um novo cartão usando dados roubados. Em geral, como instituições financeiras estipulam o prazo de 120 dias para os gastos indevidos serem contestados. “O mais importante é comunicar ao banco emissor o quanto antes. Além de evitar que mais transações fraudulentas são realizadas, entao também servir como alerta para o banco de dados em outros mercados”, afirma Brayner. 3) Não basta apenas fazer uma contestação dos gastos Na situação em que é um cartão de crédito emitido sem consentimento do Fundo dos Dados, é um registro fundamental, um bem-estar de ocorrência denunciando que está sendo vítima do crime de fraude. “Existe um mercado negro de venda de informações de mercadorias. É possível, por exemplo, comprar pen drives com dados que podem ser usados para pedir e não os honrar ou cometer crimes como o de falsidade ideológica. Assim, a polícia precisa ser avisada”, anunciar. 4) Suspeite das atualizações de dados por e-mail É muito comum fraudadores usarem e-mail para obtenção de dados. Mas não se esqueça: como instituições financeiras nunca pedem atualização de dados por esse meio. “Observe também que, como eles ainda não tiveram acesso às suas informações, não é o seu nome na saudação da mensagem. Fique também no endereço de e-mail de quem enviou uma mensagem para você, em geral, são criados domínios falsos com nomes adestramos a reais “, aconselha Brayner. 5) Os fracos são descobertos quando há mudanças de hábitos Como fornecedoras dos serviços de pagamento ficam atentas a atividades do padrão dos clientes e comerciantes. Afinal, na maioria das vezes, os fraudadores não sabem que o perfil de transações o real titular do cartão costuma efetuar, isso pode estar relacionado a valores, horários e locais. No caso da iZettle, todas como transações são monitoradas constantemente. “Para proteger o dinheiro do comerciante e evitar o que é um cadastro bloqueado ou receba pagamentos fraudulentos, desenvolvemos tecnologia própria e adaptada para o mercado brasileiro”, explica. Atenção a dados De acordo, Iremar Brayner, uma chave para fugir das fraudes e nunca compartilhar os dados pessoais e financeiros com ninguém, nem mesmo com familiares e pessoas de confiança. “Memorize os dados em vez de anotar no verso do cartão, por exemplo, tenha muito cuidado com o que digita nas redes sociais e com os links dos e-mails que você recebe. A atenção é tudo”, alerta Brayner. |
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Sobre a iZettle A iZettle é uma empresa que está reinventando soluções de pagamentos e serviços financeiros. Fundada em Estocolmo, em 2010, por Jacob de Geer e Magnus Nilsson, uma ópera fintech no Brasil desde 2013 e ajuda a impulsionar micro e pequenos negócios em 12 países: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Reino Unido, Alemanha, Espanha, México , Holanda, França, Itália e Brasil. Uma empresa está em 21º lugar entre como 1.000 empresas que mais crescem na Europa de acordo com ranking de 2017 da jornal Financial Times. Está presente também nenhum ranking das 15 melhores e mais inovadoras fintas da Europa publicado pela revista Business Insider. Além disso, foi classificada como uma das empresas de Tecnologia da Informação mais inovadoras do mundo pelo Tecnologia Pioneers 2015, publicado pelo Fórum Econômico. Em 2016, um iZettle foi finalista do prêmio ÉPOCA ReclameAQUI – As melhores empresas para o consumidor, na categoria de Meios de Pagamentos Eletrônicos. |
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Blog
Confira 5 dicas para prevenir fraudes sem cartão
- outubro 17, 2017
- 3:23 pm
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