Copel investe para garantir qualidade no fornecimento de energia no Litoral

A Copel desenvolveu um pacote de ações completo com obras, manutenção, serviços e diversificação do atendimento no Litoral para garantir a qualidade do fornecimento de energia na temporada de verão 2016/2017. 

Cerca de R$ 8 milhões já foram investidos na expansão e modernização da rede elétrica para, além de atender o movimento do verão, conferir benefícios permanentes para a população da região. Para a temporada, a Companhia também vai oferecer internet wi-fi grátis na orla das praias e reforçar as equipes de atendimento até o final de março de 2017. 

Para atender com qualidade mais de 1 milhão de turistas esperados durante a temporada, a Companhia iniciou uma revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2016. As obras incluíram a substituição da rede convencional por cabos compactos e a automatização da rede elétrica. 

INVESTIMENTOS – A instalação dos cabos compactos, protegidos, contribui para reduzir em até 70% o risco de queda de luz causada por galhos e objetos sobre a rede. Já a instalação de chaves automatizadas permite que, em caso de falta de luz, o Centro de Operações da Copel em Curitiba identifique o local da ocorrência e, através de um comando remoto, restabeleça a energia para a maioria dos clientes antes mesmo de enviar uma equipe ao local. 

“O objetivo principal do trabalho desenvolvido pela Copel é evitar a falta de energia e, em caso de interrupção, ela seja restabelecida o mais rápido possível”, destaca o diretor-presidente da Copel Distribuição, Antonio Guetter. “A população do litoral é a grande beneficiária desses investimentos, porque eles são estruturais e permanentes.” 

Uma das obras mais importantes foi a substituição do posteamento na comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, com investimento de R$ 350 mil. Os postes de madeira foram trocados por estruturas de fibra e os cabos, por estrutura isolada. A melhoria confere maior segurança e qualidade no fornecimento de energia à ilha parnanguara. 

INSPEÇÃO PREVENTIVA – Para a manutenção da rede de distribuição, as equipes técnicas fizeram inspeção preventiva, utilizando equipamentos modernos de termovisão, que identificam pontos com aquecimento além do normal, permitindo que falhas futuras possam ser prevenidas. Também foram feitas podas e roçadas para diminuir o risco de falta de energia causada pela vegetação próxima à rede. 

As medidas incluem ainda o aumento no efetivo de equipes que atuam no atendimento a emergências e obras de manutenção. Já os operadores de subestação permanecerão nas instalações durante a noite, para garantir a rápida intervenção em caso de problemas no sistema elétrico. 

A Companhia vai repetir nessa temporada o atendimento emergencial com motocicletas. Como no verão passado, caso haja desligamentos acidentais, os eletricistas realizam o primeiro atendimento com motos para identificar e isolar o problema rapidamente, contribuindo para restabelecer o fornecimento para até 80% da área afetada em questão de minutos. 

FACILIDADE NO ATENDIMENTO – Para facilitar a vida dos veranistas, a Copel disponibiliza uma série de canais de atendimento, que permitem que as pessoas acessem serviços sem precisar ir a uma agência. O destaque é o Copel Mobile, aplicativo disponível para sistemas Android e iOS por meio do qual é possível informar falta de luz, solicitar religação de energia, e consultar dados e informações da conta, entre outros serviços. 

Os consumidores também podem entrar em contato pelo telefone 0800 51 00 116, e pela Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz. Depois de cadastrar uma senha, o consumidor terá acesso à maior parte dos serviços e facilidades disponíveis nas agências físicas, tais como pedidos de segunda via da fatura, ligação, religação e atualização de dados cadastrais. 

O serviço Torpedo Copel também está disponível nas praias. Para comunicar a falta de energia elétrica no domicílio, basta enviar para o número 28593 uma mensagem de texto com as letras SL (de “sem luz”) seguida do número da conta de luz da casa de praia (incluindo o dígito de verificação, sem pontos nem hífen). O envio é gratuito e a Copel responde ao consumidor rapidamente. 

AGÊNCIAS – A Copel mantém agências em Guaratuba (Rua 11 de Outubro, 30), Matinhos (Rua José Arthur Zanlutti, 298), Praia de Leste (Rua Manoel Marques 581), Paranaguá e Antonina, além de plantões de atendimento na Ilha do Mel, em Morretes e em Guaraqueçaba. As agências estarão abertas durante os dias úteis das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já nos sábados dos dias 17, 24 e 31 de dezembro o atendimento nas unidades das praias ocorre das 9 às 13h. 

INTERNET GRATUITA – Nesse verão, a Copel Telecom oferece mais uma vez pontos de internet sem fio gratuita no litoral paranaense. Os aparelhos estão sendo instalados e devem entrar em funcionamento na segunda metade de dezembro. São cerca de 100 estações transmissoras de sinal wi-fi. Haverá pontos de acesso em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul), Ilha do Mel, Paranaguá, Antonina e Morretes. O serviço ficará disponível até o carnaval de 2017.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp