- Publicado em 08/11/2017
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pinhais (COMPDEC) elaborou o Plano de Contingência (PLANCON). A entrega do documento foi realizada recentemente em cerimônia na sede do 6 ° Grupamento de Bombeiros.
De acordo com o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, uma atribuição principal da COMPEDEC e conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “A partir de análise é possível se organizar para enfrentar como ocorrências, com uma elaboração de planos específicos. Desta forma, é possível planejar o andamento das ações “, ressalta.
O que é o que é o que é o que é o que é o que você quer? “Devemos trocar informações com todas como Secretarias Municipais e uma sociedade como um todo para, em conjunto, enfrentar da melhor forma possível como situações adversas que ocorrer. Além disso, é necessário que possamos promover uma construção de uma cultura de prevenção “, explica Ricardo.
“Neste contexto, o Plano de Contingência pode ser encarado como um pacto, formalizado por meio de um documento, entre todas como Secretarias da Prefeitura de Pinhais, bem como com toda uma comunidade. A afirmação Newton Ledra, da Defesa Civil de Pinhais, afirma.
“O próximo passo é visitar como Secretarias com o objetivo de apresentação o Plano a todos os envolvidos, explicando suas competências e dialogando sobre uma melhor forma de atualizações como um sistema e fazer valer o slogan: Defesa Civil somos todos nós”, completa David Esquitini , da Defesa Civil de Pinhais.
Defesa Civil de Pinhais
A corporação foi instituída no ano de 2010, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais eo Governo do Estado. O órgão é acionado semper que houver desastres e acidentes de grandes proporções. Dentre uma gama de atividades realizada por Defesa Civil, também é uma promoção de ações preventivas e assistenciais, visando evitar, minimizar, desmontar e restaurar a normalidade na comunidade.
Além das constantes intervenções realizadas em rios do município pela Secretaria de Obras, o trabalho do órgão foi primordial na diminuição do número de ocorrências relacionadas às enchentes. E para estarem preparados para as demais situações, os agentes participam, constantemente, de treinamentos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, em que são simuladas circunstâncias com como se é um licenciado se deparar no cotidiano de trabalho.
Tendo em vista o aprimoramento das atividades, os agentes realizam também o cadastramento de famílias que residem em áreas de risco e imóveis onde moram idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção, que se tornam mais vulneráveis diante de situações de emergência. Além disso, mantém contato com demais setores como o Simepar, no sentido de acompanhamento do clima e indícios de chuvas, se precavendo perante j situações agravantes.
Serviço
Em caso de ocorrências ligue para (41) 3912-5799.