Unidades de Saúde de Pinhais atendem das 9h às 15h em reforço a campanhas nacionais de vacinação
No próximo sábado (20), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D de Vacinação, em todas as unidades de saúde, das 9h às 15h. O atendimento reforça as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças de um a menores de cinco anos, e de multivacinação, para atualização de vacinas do público menor de 15 anos. Adultos que tenham vacinas em atraso ou que precisem tomar alguma dose contra a covid-19 também podem procurar atendimento.
As campanhas seguem até o dia 9 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e das 8h às 18h30 nas USFs de horário estendido: Ana Nery, Maria Antonieta, Vargem Grande e Weissópolis. Às terças e quintas, estas unidades fazem vacinação contra a covid apenas para o público infantil (3 a 11 anos).
Poliomielite
A poliomielite, comumente chamada de pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem. A grande maioria das infecções não produz sintomas, mas de 5 a 10, em cada 100 pessoas infectadas com esse vírus, podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.
Embora o último caso confirmado de poliomielite por poliovírus selvagem na Região das Américas tenha ocorrido em 1991, a ameaça continua. Apesar dos esforços para sua erradicação, no momento, em alguns países asiáticos, ainda existem crianças com paralisia permanente por este vírus. Devido ao seu risco de importação, o principal fator de risco para que crianças menores de 5 anos adquiram a doença é a baixa cobertura vacinal.
Com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).