Dia Nacional do Trânsito: boas práticas para o motorista e pedestre evitarem acidentes

A data é comemorada no sábado (25) e tem o objetivo de conscientizar sobre os cuidados básicos que se devem ter no trânsito

 

Entre os dias 18 e 24 de setembro, Pinhais celebrou a Semana Municipal de Trânsito. Neste período, a Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset) abordou assuntos voltados à conscientização e respeito ao trânsito. 

Nos últimos dias foram tratados do projeto Bloco da Multa Moral, do concurso para a escolha do novo mascote do trânsito da cidade, do Dia Mundial sem Carro, do curso dos Agentes Municipais de Trânsito, e hoje, destaca-se o Dia Nacional do Trânsito.

A data é comemorada neste sábado, dia 25 de setembro, e tem o objetivo principal de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre deve ter no trânsito. A edição deste ano tem o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta. Segundo um estudo de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupou a quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia e Nigéria. Comparando os dados de 2019 e 2020, houve uma redução no número de acidentes, mas a média dos períodos é acima de 30 mil mortes anuais. Dados do Ministério da Saúde apontam que 30.168 pessoas morreram em decorrência do trânsito brasileiro em 2020. As informações revelam que no período os que mais perderam a vida em acidentes foram: 1º motociclista (10.873 mortes), 2º ocupantes de automóveis (6.302) e 3º pedestres (4.338). Outro ponto preocupante é que o país tem uma taxa de mortalidade que é considerada crítica pela OMS.

Especialistas no assunto concordam que o principal fator para gerar estes números é o comportamento dos condutores. Logo, boas práticas dos motoristas ajudam a evitar acidentes de trânsito. Siga estas dicas importantes:

·         Não dirigir alcoolizado ou sob efeito de remédios;

·         Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;

·         Não ultrapassar o limite de velocidade;

·         Usar sempre o cinto de segurança;

·         Atravessar a rua nas faixas de pedestres;

·         Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp