Visita técnica foi realizada para conhecer na prática o funcionamento de projetos e iniciativas de inovação
No final do mês de outubro, uma equipe de Pinhais, com representantes da Prefeitura, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Sebrae; Grupo Educacional FAPI; Acipi e da empresa Fagundez realizaram uma visita técnica na cidade de Campo Mourão para conhecer na prática como funciona um ecossistema de inovação.
O encontro foi oportunizado pelo Sebrae. Em Campo Mourão, o grupo foi recebido pelo coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Na oportunidade puderam conhecer a Casa do Empreendedor, a UTFPR, a Fundação Educere e o IDEA5. Em todos esses locais foram repassadas informações sobre o sistema integrado que tem destacado Campo Mourão no cenário estadual, bem como os projetos de inovação facilitados na parceria entre o município, universidades, Fundação Educere e Codecam. Na UTFPR a equipe conheceu alguns projetos incubados, além das iniciativas que já ganharam o mercado e geram emprego e renda.
“Trabalhamos para fortalecer os ativos de inovação de Pinhais, conectando com ações de desenvolvimento de toda a Região Metropolitana. O ambiente para o empreendedorismo inovador está cada vez mais aquecido e propício para o surgimento de iniciativas que fortalecem os empreendedores da cidade. Uma das melhores formas de começar um projeto é conhecendo onde já deu certo, e por isso visitar outros habitats trará inspiração. Campo Mourão é um município de médio porte do interior e que vem tendo êxito na promoção da inovação, isso tudo a partir da sinergia entre os atores, e Pinhais está no caminho certo”, informou Weliton Perdomo, coordenador de Inovação do Sebrae/PR.
Habitats de Inovação Sebrae
O programa tem por objetivo apoiar o aprimoramento ou criação de novos ambientes de inovação no Estado do Paraná, de maneira estruturada para que os mesmos possam efetivamente cumprir a missão de entregar aos ecossistemas empresas inovadoras ou de base tecnológica capazes de competir no mercado e agregar valor aos territórios. Em Pinhais, os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Inovação estão participando destes habitats.