Os serviços de desassoreamento ocorrem durante todo o ano com o objetivo de conter e prevenir enchentes
Nesta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) intensificam as ações de limpeza e desassoreamento do Rio Atuba. No início do ano, o trabalho também passou pelo Rio Iraí. Os serviços são realizados durante todo o ano nos rios que cortam o município e têm o objetivo de prevenir enchentes. Em 2024, a Prefeitura de Pinhais retirou mais de 55 mil metros cúbicos de resíduos dos cursos d’água.
O Rio Atuba marca a divisa entre os municípios de Pinhais, Curitiba, Colombo e São José dos Pinhais. Por isso, as prefeitas e prefeitos dessas cidades firmaram parceria para enfrentar os alagamentos decorrentes das fortes chuvas registradas nas últimas semanas. O objetivo é agilizar a limpeza emergencial das áreas mais afetadas. A união de esforços também pretende levantar dados para projetos estruturantes que sejam executados no médio e longo prazo.
Antes disso, na terça-feira (18), ações conjuntas de limpeza e desassoreamento do Rio Atuba já haviam sido definidas entre as equipes de Pinhais e Curitiba, durante visita do secretário de Obras de Curitiba, Luiz Fernando Jamur.
Também foi anunciado que a prefeitura de Curitiba vai lançar uma ordem de serviço para implantação de duas novas bacias de contenção do Rio Atuba, na região do bairro do Atuba, na capital. Essas duas estruturas de macrodrenagem têm capacidade para reter 130 mil metros cúbicos de água – o equivalente a 52 piscinas olímpicas com 2,5 milhões de litros cada.