
A Escola de Dança de Pinhais, tomada do nome do município para o FIDIFEST SUL – Festival Internacional de Dança, realizado no último dia 23. Asbailarinas de Pinhais apresentaram três coreografias e todas as premissas de premiação. Como bailarinas de Pinhais embarcam para a Argentina no dia 6 de dezembro, onde representarão a cidade de Pinhais eo Brasil sem eventos como vale como classificatória para o Copa do Mundo de Dança que é realizado na Espanha em 2018.
O Festival Internacional de Dança, realizado no Teatro Bom Jesus em Curitiba, visa de forma competitiva fomentar uma arte da dança nas mais variadas vertentes, oportunizando o intercâmbio cultural e a vivência em dança para aperfeiçoamento e crescimento artístico. Nesta edição, contou com participação de grupos do estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Como coreografias apresentadas pela Escola de Dança de Pinhais foram:
- Primeiros Passos – Coreógrafa: Bruna Palazzin – 1º lugar solo feminino categoria infantil, recebendo também como premiação indicação para participar do FIDIFEST 2018, que ocorrerá na cidade de Santos-SP;
- Festa do Pijama – Coreógrafa: Fabrícia Marques – 1º lugar conjunto categoria infanto-juvenil, premiada também com indicação para participar do FIDIFEST 2018;
- Pequena Valsa – Coreógrafa: Fabrícia Marques – 1º lugar conjunto categoria infanto juvenil, sendo selecionada entre como cinco melhores do FIDIFEST BRASIL SUL 2017, para representar o Brasil no FITNESS GROUP com seletiva que é realizada na cidade de Mendoza na Argentina. Nesta competição é eleitos os melhores da América Latina para uma grande final da Copa do Mundo de Dança .
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, ressalta a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na modalidade de balé. “Muitos projetos são realizados para esta área e nova infraestrutura da Escola de Dança tem refletido positivamente no trabalho, permitindo resultados imediatos e muitos outros que virão”, destaca o secretário.
Escola de Dança
A nova estrutura da Escola de Dança de Pinhais, inaugurada no dia 6 de setembro, incentivo de visto e desenvolvimento de oficinas de dança, dança do frente, hip-hop e atividades do Projeto de Balé Clássico.
Estão abertas como inscrições para seletivas do escritório de balé de preservação pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). Poderão se inscrever moradores do município de Pinhais, com no mínimo 7 anos de idade completos em 2018.
À medida que as inscrições seguem até o dia 11 de outubro, são fornecidas pela Escola de Dança de Pinhais. A seletiva será realizada no dia 27 de outubro. A Cia de Dança de Pinhais foi fundada no ano 2000 e atende alunos, com idades entre 7 e 21 anos, que apresentou coreografias variadas. Como aulas são de ballet clássico. Na seletiva o candidato tem que estar preparado para testes físicos – articulações, biotipo, coordenação, flexibilidade, coordenação postura e ritmo. Para se inscrever o candidato deve morar em Pinhais e ser estudante.