Escola Municipal Elis de Fátima Zem promove 5ª Mostra Cultural, alusiva ao dia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

 

Os resultados referentes ao desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental correspondem a um amplo trabalho realizado pela administração municipal

Pinhais mais uma vez melhorou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. No resultado, divulgado nesta semana, o município passou dos 5,8 pontos alcançado em 2013, para 5,9 em 2015. Os resultados referentes ao desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental correspondem a um amplo trabalho realizado pela administração municipal de Pinhais para melhorar a qualidade da educação.

Entre as Escolas Municipais de Pinhais, a melhor avaliada foi a Escola Municipal José Brunetti Gugelmin. A unidade atingiu 7,2 pontos, um dos maiores do Estado. No índice anterior, a unidade havia alcançado 6,4 de pontuação.

De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o resultado reflete o trabalho desempenhado pelos profissionais nas salas de aula das unidades de ensino. “Este resultado é fruto do esforço dos educadores, pedagogos, professores, e demais agentes escolares, que visam a melhora gradativa no ensino que ofertamos”, salienta.

Para a diretora do Departamento de Ensino, Kelly Panini Fonseca de Souza, estimular o aprendizado é o real objetivo dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. “Certamente encaramos esta avaliação positiva de forma muito satisfatória. Isto serve como incentivo e é uma maneira de percebemos que estamos no caminho certo”, comenta.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

 

Alunos da educação especial de Pinhais participam de mostra cultural

A atividade foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis

A Escola Municipal Elis de Fátima Zem promoveu a 5ª Mostra Cultural, alusiva ao dia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A atividade foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis em Pinhais.

A ação contemplou apresentações que demonstraram a superação, o desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno.  O evento contou com a participação de amigos, familiares e estudantes de outras unidades de ensino do município.

De acordo com Louize Mari da Rocha, gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional de Pinhais, a apresentação tem como objetivo demonstrar o talento e sensibilidade dos alunos. “Sabemos que tudo é possível para estes alunos, as capacidades são imensas. Por isso, temos a consciência do quanto o exemplo vindo deles toca a todos”, comenta.

Educação Especial

A Educação Especial em âmbito nacional passa por diversas mudanças, principalmente no que compete a sua atuação. Atualmente, é vista dentro de uma perspectiva inclusiva e como tal deve transcorrer todos os níveis, etapas e modalidades, realizando o atendimento educacional especializado, disponibilizando os recursos e serviços e orientando quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem, nas turmas do ensino regular. Dentro desta perspectiva a Educação Especial deve complementar e/ou suplementar o trabalho do ensino regular, não trabalhando de forma paralela à educação substituindo o Ensino Regular com as Classes Especiais e as Escolas de Educação Especial.

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