A ação é realizada pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação
O auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis, recebeu uma formação sobre o Protocolo de Rede de Proteção da Família de Pinhais. A ação é promovida pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação.
De acordo com a pedagoga da Semed, Joslaine Vieira Barbosa Sant’Ana, as formações buscam atualizar os profissionais inseridos neste contexto. “Os encontros têm o intuito de desenvolver trabalhos articulados entre as Secretarias na busca de garantir a proteção, segurança, saúde e educação de crianças, idosos, adolescentes e jovens que estejam vivenciando situações de violência, de direito violado, vulnerabilidade social e outros”, explica.
No encontro, também estiveram presentes as secretárias de Assistência Social, Rosangela Batista Duarte da Silva e de Educação, Andrea Franceschini. A Rede de Proteção da Família de Pinhais tem o objetivo de promover ações integradas de modo intersetorial, visando a superação das situações de vulnerabilidade e risco social das famílias, favorecendo a promoção, prevenção e proteção destas.
Importante ressaltar que a Rede é constituída por serviços da área da educação, saúde, assistência social e outras políticas necessárias, além do Sistema de Garantia de Direitos, formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Tutelar (CT), Ministério Público (MP), Poder Judiciário (PJ), Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal, Sociedade Civil Organizada, entre outros.