Formação sobre Protocolo de Rede de Proteção da Família é promovida em Pinhais

A ação é realizada pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação

O auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis, recebeu uma formação sobre o Protocolo de Rede de Proteção da Família de Pinhais. A ação é promovida pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação.

De acordo com a pedagoga da Semed, Joslaine Vieira Barbosa Sant’Ana, as formações buscam atualizar os profissionais inseridos neste contexto. “Os encontros têm o intuito de desenvolver trabalhos articulados entre as Secretarias na busca de garantir a proteção, segurança, saúde e educação de crianças, idosos, adolescentes e jovens que estejam vivenciando situações de violência, de direito violado, vulnerabilidade social e outros”, explica.

No encontro, também estiveram presentes as secretárias de Assistência Social, Rosangela Batista Duarte da Silva e de Educação, Andrea Franceschini. A Rede de Proteção da Família de Pinhais tem o objetivo de promover ações integradas de modo intersetorial, visando a superação das situações de vulnerabilidade e risco social das famílias, favorecendo a promoção, prevenção e proteção destas. 

Importante ressaltar que a Rede é constituída por serviços da área da educação, saúde, assistência social e outras políticas necessárias, além do Sistema de Garantia de Direitos, formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Tutelar (CT), Ministério Público (MP), Poder Judiciário (PJ), Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal, Sociedade Civil Organizada, entre outros.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp