As cerimônias reuniram familiares, professores e alunos do 5º ano das Escolas Municipais Dona Maria Chalcoski, Felipe Zeni, Antônio Andrade, Anísio Teixeira e Maria Cappellari
Na última semana, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) recebeu as cerimônias de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Conduzida na Rede Municipal de Ensino, a ação é realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Educação de Pinhais e a Polícia Militar do Paraná.
As formaturas reuniram, em duas noites, familiares, professores e alunos do 5º ano das Escolas Municipais Dona Maria Chalcoski, Felipe Zeni, Antônio Andrade, Anísio Teixeira e Maria Cappellari. As cerimônias contaram com as presenças da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, do secretário de Governo, Márcio Mainardes, do superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, GM Abrantes, do presidente da Câmara, vereador Marcinho, do vereador Arnaldo do Vizinho Solidário, além do sargento Rogério Dias, responsável pelas aulas do Proerd nas escolas. A apresentação das formaturas mais uma vez esteve por conta do Palhaço Azedo.
Importante destacar que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como objetivo prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, mas também busca reforçar a autoestima, além de desenvolver lições de cidadania. Ao final do período de dez aulas, os estudantes participam da cerimônia de formatura, momento que representa o compromisso com aquilo que aprenderam nas aulas do Proerd.
“Neste ano o programa foi realizado em 17 escolas do município, nas turmas do 5º ano, com a participação de 1.085 estudantes, conforme cronograma do instrutor Rogério, que atende as escolas do município de Pinhais. Ao participarem do programa, os estudantes aprenderam lições e produziram um texto sobre a importância de se manterem longe do uso indevido das drogas”, explica Elisianne Cruzetta, daSeção de Apoio à Gestão Pedagógica.