- Publicado em 07/02/2018
O Núcleo de Convivência Familiar e Comunitária Norte passou a funcionar no município em 2012, e é referência no que diz respeito à promoção de atividades para toda a família. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), somente no ano passado cerca de 300 pessoas participaram das oficinas, além das centenas que passaram pelo local durante a realização das demais atividades. Neste início de ano, a média de público semanal é de 450 pessoas.
A coordenadora do Núcleo Norte, Cintia Siqueira Ferreira de Melo, relata que o trabalho que realizam de fato cumpre com o objetivo proposto. “Aqui fortalecemos os vínculos familiares e comunitários, e com as oficinas damos a oportunidade de mais um conhecimento que gerará mais renda para as famílias. Esta é uma questão muito importante, pois sabemos que a parte financeira compromete a relação familiar”, afirma Cintia.
O espaço, que antigamente pertencia ao Clube Privê,ficou alguns anos desativado, e após ser adquirido pela Prefeitura de Pinhais passou por uma ampla reforma em sua estrutura. Uma infinidade de cursos profissionalizantes ocorre durante o ano. Além das oficinas previstas pela Semas, o Núcleo conta com a colaboração de voluntários que compartilham seus conhecimentos para ajudar a comunidade que lá frequenta. “As pessoas abraçam esta causa, a comunidade se envolve, são eles que movem este lugar”, comemora Cintia.
Ao conversar com os frequentadores do espaço é possível comprovar o impacto positivocausado. Ana Paula Aurélio Costa é manicure, designer de sobrancelhas e costureira, conheceu o Núcleo por meio de uma vizinha há quatro anos. “Fiz vários cursos e atividades e no ano passado fui uma das voluntárias, administrei oficina de costura criativa, a qual proporcionou renda extra para algumas mães que frequentaram”, compartilha a moradora do bairro Jardim Amélia.
Como mãe, Ana Paula fala sobre os benefícios propiciados. “Fica complicado ter um trabalho que aceite que você tenha que levar criança na escola, tem que faltar para levar criança ao médico, como fazia no ano passado. Então, tudo que o núcleo me propôs, foi justamente o acolhimento e ajuda, pois os cursos me ajudaram financeiramente”, conta.
Além dela, a sogra, sobrinha, filhos e marido participam das atividades, o que, segundo ela, contribui para fortalecer a relação familiar. “É um espaço bem aproveitado pela família, desde a criança até os avôs. Há também uma horta comunitária que ajuda as pessoas a não ficarem depressivas, por exemplo”, relata.
Programação
Para este ano entre as atividades previstas estão os cursos de extensão de cílios e de unhas, artesanato, pintura em tela, inglês, megahair, entre outros, além das já tradicionais por lá como a Dança Circular, Clube das Mães, Caminhadas do Grupo Hiperdia e Ginástica.
Serviço
O Núcleo de Convivência Familiar Norte está localizado na Rua Eliza Mendes Saraiva, 200, no bairro Jardim Amélia. Telefone (41) 3912-5209.