O trabalho em parceria das forças policiais teve o objetivo de tirar de circulação motocicletas com o escapamento irregular
Nesta quarta-feira (3), a Guarda Municipal de Pinhais (GM) em conjunto com a Polícia Militar realizou uma operação contra motos barulhentas na rua Azaléia, no bairro Jardim Karla.
A operação teve o objetivo de tirar de circulação motocicletas que estão com o escapamento irregular e produzem um barulho excessivo. A situação gera muitas reclamações dos munícipes e retirar os veículos de circulação contribui para diminuir a poluição sonora.
A ação resultou em 20 motocicletas e 1 veículo recolhidos para o pátio da 5ª Companhia da Polícia Militar do Paraná.
Legislação
Qualquer tipo de alteração na motocicleta deve ser feita de acordo com as normas previstas em lei. Contudo, a maioria dos casos de multa por ruído excessivo de moto acontece porque a modificação do escapamento não obedeceu o previsto pela legislação.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 230, inciso VII, conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada, como por exemplo o escapamento, constitui infração grave.
As penalidades previstas em lei são: multa de R$195,23, perda de cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até que a situação seja regularizada.