Integração traz bons resultados para a segurança pública de Pinhais

Após sete anos da criação da Lei que instituiu a Guarda Municipal de Pinhais, responsáveis pela segurança pública no município enaltecem o trabalho integrado

 

No dia 6 de maio de 2009, cinco meses após assumir seu primeiro mandato, o prefeito Luizão Goulart sancionou a Lei 969/09 que criou a Guarda Municipal de Pinhais. Daí então, a Prefeitura realizou concurso público e um extenso treinamento, com direito a aulas de tiro comandadas pelo Exército Brasileiro. Paralelamente, a Secretaria de Governo trabalhou na estruturação da corporação, através da aquisição de veículos, uniformes e demais equipamentos, além da implantação da Sede própria da Guarda.

 

De lá pra cá, foram vários os avanços e um dos mais destacados pelas pessoas que são envolvidas com segurança pública na cidade é a melhoria na integração entre as forças policiais. Para o comandante da 5º Cia do 22º BPM de Pinhais, Capitão Anderson Mendes é primordial, para a boa execução do trabalho, a parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Além das constantes ações de trânsito, realizadas pelas corporações, diversas atividades são coordenadas conjuntamente pelas corporações. “Hoje todas as informações são compartilhadas entre a PM e a Guarda. Todas as operações realizadas pela PM sempre tem apoio da Guarda Municipal e vice versa. Trabalhamos em conjunto em prol do município”, afirma.

Este trabalho vem sendo responsável em diminuir consideravelmente os índices de criminalidade registrados na cidade. “Em 2013, com a instalação da central, a corporação ampliou a capacidade de acompanhar o que acontece pelo município”, lembrou o diretor do Departamento de Segurança Pública, José Arildo de Oliveira. Vigiado 24 horas por dia, o sistema, conta com mais de quinhentas câmeras instaladas em prédios públicos e em pontos estratégicos do município. Além disso, é importante destacar o trabalho em conjunto da GM, Polícia Militar e Polícia Civil.

Para Luiz Carlos Durieux, Presidente do Conselho de Segurança de Pinhais (Conseg), a atuação em conjunto da GM com as polícias faz toda a diferença. “Esse é um dos principais fatores de melhoria: a integração das Polícias Civil e Militar com a GM e também com as instituições que representam a comunidade”, destaca.

De acordo com a superintende da GM de Pinhais, Major Iracema Maschio, toda esta estrutura e preparo refletem positivamente no cotidiano da população. “A nossa principal missão, é proteger a comunidade de Pinhais. Fazer com que as pessoas se sintam mais seguras. E neste sentido nós estamos tendo muito sucesso. Os nossos Guardas conseguem realizar um trabalho preventivo e deste modo muitas vezes conseguem evitar que os crimes aconteçam”.

Arnaldo Oliveira, coordenador do projeto Vizinho Solidário, também ressalta o trabalho de combate a criminalidade no município. “Os atendimentos vem sendo realizados de forma ágil e todas as vezes em que foram solicitadas as visitas da GM, eles conseguiram obter êxito nas ações”.

 Central de Monitoramento

Em maio de 2013 a GM inaugurou a Central de Monitoramento com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a iniciativa inclui um novo painel com 12 monitores em led de 55 polegadas cada, a partir do qual os agentes podem acompanhar a movimentação em diferentes pontos da cidade. Ao todo, o sistema, que é integrado, é alimentado por um total de 538 câmeras: as 493 já existentes e instaladas em prédios públicos e as novas, cujos atributos envolvem a geração de imagens em alta definição e zoom, entre outras coisas. Além de permitir a vigilância em tempo real, a rede integrada de captação de dados também permite que as imagens gravadas permaneçam armazenadas em um banco de dados.

Operação Ímpetus

Na última segunda-feira (4), Pinhais recebeu mais uma edição da Operação ímpetus, uma parceria da GM com a PM que reuniu mais 70 policiais e teve como objetivo intensificar o policiamento no município. Além de notificações de trânsito lavradas, drogas apreendidas, duas pessoas foram conduzidas à delegacia.

Serviço

Em caso de ocorrências ligue para a Guarda Municipal, no número 153.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp