Jovens de Pinhais recebem certificação pelo programa Pré-Aprendizagem

Mais duas turmas do programa concluíram atividades de preparação para o mundo do trabalho; Iniciativa pioneira do município oferece auxílio de R$ 600 aos jovens assistidos

 

“Eu sou o segundo filho, tenho uma irmã mais velha, fui criado sozinho, só pela minha mãe. Emprego sempre foi uma questão meio tensa, por assim dizer, minha irmã conseguiu a sorte dela, foi trabalhar de telemarketing e está lá até hoje, minha mãe já não teve tanta sorte, ela trabalhava como cozinheira porém acabou deixando o cargo, hoje está trabalhando como doméstica e, bom, eu estou indo atrás da minha primeira oportunidade, correndo atrás”, resumiu Luís Miguel Rodrigues Borges, um dos 150 jovens participantes do programa Pré-Aprendizagem, oferecido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Luís fez parte de uma das duas turmas do programa que nesta quarta-feira (25) receberam o certificado de conclusão. O Pré-Aprendizagem é uma iniciativa pioneira de Pinhais que contempla adolescentes e jovens com um auxílio financeiro de R$ 600 durante os meses de atividades. O principal objetivo é a efetivação da preparação deste público para o mundo do trabalho, conforme a lei municipal 2.520 de 2021, que também prevê a frequência obrigatória nas atividades do projeto e na escola, quando em idade escolar obrigatória.

A cerimônia de certificação foi realizada no Centro da Juventude e contou com todas as servidoras e servidores da Semas envolvidos na execução do programa, incluindo a secretária da pasta, Rosângela Batista. A prefeita Rosa Maria exaltou os jovens que concluíram as atividades. “A juventude é uma fase tão linda, tão forte, tão cheia de energia e ao mesmo tempo tão cheia de medos, de angústias, de tudo… e quando temos um programa como este, sabemos que o amparo a esses meninos e meninas vai fazer toda a diferença nessa vida que eles estão construindo, e eu vejo hoje à minha frente muitos protagonistas, todos protagonistas da própria história”, declarou.

Por meio de inscrição nos serviços dos Cras e Creas de Pinhais, avaliados pelas equipes técnicas da Semas, os jovens selecionados tiveram acesso a aulas de habilidades sociais, informática e também participaram de encontros temáticos junto aos jovens do Centro da Juventude como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Consciência Negra em novembro, assistiram, no teatro, a um espetáculo sobre o mundo do trabalho, também aprenderam nas atividades dirigidas sobre empreendedorismo, educação financeira e a importância de estabelecer prioridades nas escolhas de consumo.

A jovem Ana Clara Ameixeiro Branco, de 16 anos, veio de Santos (SP) com a mãe. Juntas, estão morando há 10 meses no bairro Weissópolis em Pinhais. Foi no Cras Sul que Ana se inscreveu no programa assim que soube da iniciativa. “Foi uma oportunidade super valiosa para o início da minha carreira profissional, acredito que eu e muitos jovens hoje somos privilegiados de ter essa chance. Acredito que se eu não tivesse tido essa oportunidade, não estaria tão preparada como estou hoje para iniciar minha vida profissional. O meu objetivo é, assim que eu iniciar o meu primeiro emprego, investir nos meus estudos, fazer um curso bom de inglês para me tornar uma comissária de voo”, idealiza.

A mãe de Ana, Fátima Ameixeiro, acompanhou a filha na certificação. “Avalio em ‘mil’ esse programa. Estou muito feliz com a cidade, com essa excelente oportunidade de uma adolescente participar e não ficar nas ruas, como hoje acontece muito. Assim que ficamos sabendo, achamos que seria maravilhoso, tomara que tenham outros e outros e outros porque para o adolescente é o melhor caminho. Estamos realmente muito felizes de poder fazer parte de tudo isso. É uma chance muito maravilhosa para a molecada hoje”, finalizou.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp