Linha de trem corta rua e causa problemas para moradores de Pinhais

Rua do Jardim Amélia não tem passagem sobre os trilhos.
Acesso improvisado carece de itens de segurança.


Moradores do Jardim Amélia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, fizeram um abaixo-assinado para que uma das ruas do bairro possa ser contínua. Na região, uma linha férrea corta a rua e impede que eles atravessem o lugar com segurança. Por isso, também, não há linhas de ônibus que cheguem até a região.

O documento dos moradores reuniu mais de 600 assinaturas. Eles pedem que seja feita uma passagem no local. O abaixo-assinado foi encaminhado à prefeitura, que promoveu estudos para resolver o problema. Contudo, eles dependem do aval da concessionária da linha férrea para construir a passagem.“Teríamos que ter esse novo acesso aqui, porque se não, as pessoas aqui vão ter um problema no futuro”, diz o funcionário público Josué Valério, que organizou o abaixo-assinado.

A América Latina Logística (ALL), responsável pela linha férrea, informou que terá que pedir autorização à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para poder liberar a obra no local. Enquanto a burocracia não é superada, a prefeitura construiu uma passagem provisória, mas o local é sinalizado apenas por uma placa.

Ainda seria preciso asfaltar a passagem sobre a ferrovia e instalar semáforos, que avisem aos motoristas sobre o perigo. Aos maquinistas também é necessário a informação de que é preciso reduzir a velocidade no trecho.

Com a mudança, os moradores também poderão reivindicar uma linha de ônibus na localidade. Atualmente, eles precisam caminhar cerca de 2 quilômetros até o ponto mais próximo.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp