Equipes da Prefeitura de Pinhais reforçaram a campanha nacional em série de eventos e ações para a conscientização sobre o tema
Durante o mês de maio, as equipes de Assistência Social da Prefeitura de Pinhais realizaram diversas ações pela campanha Maio Laranja e ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Serviço Integrado à Rede de Proteção (SIRE) desenvolve o Projeto “EU SEI ME PROTEGER – PREVENÇÃO À EXPLORAÇÃO SEXUAL”, que tem como objetivo prevenir riscos relacionados à exploração sexual de adolescentes, utilizando como metodologia apresentação de um vídeo sobre a temática, rodas de conversa e entrega de materiais informativos. Em maio, o projeto foi aplicado no dia 9, para uma turma da Rede Estadual de Ensino e, no dia 12, no Centro da Juventude de Pinhais.
No dia 17 de maio, ocorreu o IV ENCONTRO ALUSIVO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL, no qual houve a contação da história do livro “Leda e Lili”, das autoras Diana Monteiro e Fabiane Prado, pela contadora de histórias Maruca Franco; foram apresentados dados do SIRE e da Vigilância Epidemiológica relacionados à violência de crianças e adolescentes no município e apresentação do projeto de prevenção à exploração sexual pelas profissionais Viviane Luchezi e Adriana Zielinski do SIRE, além da presença das psicólogas Josmeri do Nascimento e Adriana Luiza Schreiner, do DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, que ministraram a palestra “A prevenção da violência sexual em crianças e adolescentes”.
No dia 18 de maio, a equipe do SIRE esteve no Terminal de Pinhais, realizando uma campanha de sensibilização em relação a ações de enfrentamento em relação a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, com entrega de folders e orientação à comunidade no que diz respeito aos canais de denúncia.
No dia 27 maio, ocorreu no Centro Cultural a peça teatral “Na Cidade das Hortênsias”, realizada pelo Coletivo Encoraja. Além da apresentação ser aberta à comunidade, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram uma mobilização para levar crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras e do Espaço de Convivência e Cidadania (ECC) para assistirem à peça. O espetáculo é uma adaptação do livro “Leda e Lili”, de Diana Monteiro Sitonio e Fabiane Prado, tendo como objetivo colaborar no enfrentamento ao abuso sexual infantil.
Já no dia 28 de maio ocorreu a ação educativa com entrega de folders e orientações à comunidade junto ao evento Esporte na Praça, desenvolvido pelo departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), no Parque das Águas, dentro das atividades da Semana do Brincar.