Moradores de Pinhais participam de capacitação sobre mecânica automotiva

O curso foi oferecido pelo Senai, com apoio da Prefeitura com carga horária de 40 horas

 

O curso de Mecânica Automotiva foi realizado no município pelo Senai com o apoio da Prefeitura de Pinhais, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico. A capacitação foi destinada à moradores de Pinhais e teve carga horária de 40 horas, sendo realizado na Carreta do Senai que ficou no estacionamento do Centro de Empreendedorismo e Artesanato (Ceart).

A capacitação foi finalizada na última semana e teve duas turmas que ao todo contaram com a participação de 30 pessoas. Os alunos aprenderam sobre Sistema de suspensão e rodas; Sistema de freios; Sistema de direção; Sistema de transmissão mecânica; Motor Ciclo Otto; Sistema de alimentação e Turbo Alimentador.

Segundo o professor do curso, Fabiano Matijevicz, a capacitação foi promovida em 10 dias, focando na parte teórica, e prática, executada na bancada. “Os alunos tiveram um conhecimento básico para sair do curso e ser um ajudante de mecânico, aprendendo conceitos, funcionamento, montagem e desmontagem, além de manutenção preventiva e corretiva. Este curso serviu para o participante ter o conhecimento básico, e para quem já trabalha, foi um aperfeiçoamento. O aluno agora já pode trabalhar em uma oficina ou fazer pequenos reparos no seu carro em casa” explicou.

Entre os pontos positivos da capacitação, além da aprendizagem técnica, foi a questão dos participantes conseguiram ser encaminhados para o mercado de trabalho. Tivemos alunos que conseguiram trabalho antes mesmo do curso ser finalizado. Outro bom exemplo é o do jovem Felipe Alberti Alves, de 26 anos, morador do Weissopolis. Na opinião dele, a iniciativa foi bastante positiva. “Eu gostei muito deste curso. A gente já pode sair e mexer na parte de direção, freio, na parte de suspensão, tranquilamente. E na questão de trabalho, estou otimista, pois estou aguardando o resultado de duas entrevistas de emprego em oficinas mecânicas que fiz, e até surgiu mais uma entrevista para fazer“ destacou.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp