Mutirão de Saúde de Pinhais chega à 8ª edição com a oferta de consultas e exames especializados

Com atendimentos em diversas especialidades, somente na área de reumatologia foram 250 atendimentos

 

Os mutirões de saúde têm sido utilizados, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como ferramenta para diminuir a demanda reprimida de consultas e exames especializados, o que agiliza o atendimento da população. E no último sábado (19), como parte da 8ª edição do Mutirão de Saúde, a Semsa realizou consultas com o médico reumatologista, Dr. Varlei Antonio Serratto, além de pequenas cirurgias conduzidas pelos profissionais do município, na USF Tarumã. A secretária de Saúde, Adriane Carvalho, acompanhou a ação. 

Ao todo, são 250 atendimentos na área da reumatologia, além de 80 pequenos procedimentos (cirurgias). Ainda, neste 8º Mutirão de Saúde, estão sendo realizados procedimentos de urologia, coloproctologia, pneumologia, bem como ultrassonografia. Outro atendimento realizado ao longo desta semana são os exames de espirometria,  também conhecido como prova de função pulmonar ou exame do sopro, este feito em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, por meio do Programa Abraçar. 

Importante ressaltar que todas estas intervenções são para os pacientes já agendados e que aguardam pelos procedimentos médicos. 

Para destacar os números resultantes dos mutirões, de consultas especializadas, por exemplo, em 2017 eram 24.104 pessoas aguardando atendimento especializado e até final de 2021 esse número era de 7.295, ou seja, houve uma redução de quase 70%.  Os atendimentos de consultas e exames especializados são de responsabilidade do Estado, mas o município se antecipa com os mutirões, promovendo atendimento por meio de parcerias com faculdades e prestadores, ou com compra de consultas e exames. “Os mutirões de saúde tiveram início no ano de 2017, com objetivo de oportunizar atendimento médico e de exames especializados aos usuários que aguardam em filas de espera, com atendimento ofertado no próprio município, sem que os usuários precisem se deslocar para receberem os atendimentos”, explica a diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, Samira Raduan dos Santos.

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