O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

curtir

EDIÇÕES

 

EDIÇÃO JUNHO

EDIÇÃO MAIO

EDIÇÃO ABRIL

 EDIÇÃO MARÇO

 

EDIÇÃO DE FEVEREIRO

 

Curitiba

A unidade da Setran na Rua Benjamin Constant, no Centro, atende diariamente uma média de 40 pessoas que vão fazer a credencial para usar as vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. O grande movimento na sede administrativa faz com que o tempo de espera por atendimento chegue a 30 minutos. Enquanto isso, as unidades que funcionam em sete das dez administrações regionais atendem, por dia, de 5 a 15 pessoas e o tempo de espera é bem menor.

Silvia Nunes, coordenadora de Atendimento do Trânsito da Setran, diz que é importante que o usuário dê preferência aos postos próximos de sua casa. Os Núcleos Regionais de Atendimento do Trânsito funcionam nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha/Portão e Santa Felicidade. Este ano, de janeiro a junho, foram emitidas 7.414 credenciais. Enquanto na sede administrativa foram feitas 30% das emissões, núcleos como o do Bairro Novo responderam por apenas 4% do volume total de credenciais expedidas. Na Rua da Cidadania do Fazendinha foram 9%.

A aposentada Denise do Rocio Meira mora na CIC, regional sem Núcleo de Atendimento do Trânsito. Por isso, foi até o Fazendinha/Portão e rapidamente fez a credencial. “Esse serviço facilita nossa vida porque os estacionamentos estão sempre lotados, mas sempre há vaga para idoso”.

Janete Ferreira, também aposentada, mora no Portão, e optou por fazer a credencial ali na região mesmo, perto de casa.

Documentos

Para conseguir a credencial é preciso apresentar documento de identidade oficial, comprovante de residência em Curitiba, atual e em nome da pessoa que vai ser credenciada, e laudo médico do Detran (se o credenciado for o condutor) ou declaração do médico informando o grau de deficiência.

Quem tem direito a usar essas vagas são os idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) e as pessoas com deficiência. Mas sempre mediante a apresentação da credencial que é emitida pelo órgão de trânsito municipal.

Nas cidades que não contam com esse órgão, o atendimento é feito pelo Detran ou pela Ciretran mais próxima do município. A pessoa que tem o direito ao benefício – mesmo que não seja o proprietário e/ou o condutor do veículo – deve estar presente na apresentação dos documentos e na retirada da credencial.

Infração

A credencial deve ser usada para ocupar uma das 889 vagas preferenciais das áreas de EstaR em Curitiba. A mesma regra vale para as vagas em locais privados, como supermercados e shoppings, por exemplo.

O uso irregular dessas vagas é uma infração de trânsito gravíssima, punida com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Silvia Nunes frisa que a multa é aplicada ao condutor idoso ou com deficiência se, ao estacionar, não tiver a credencial ou não deixar o documento exposto no painel do veículo.

Apesar de a natureza da infração ter passado de leve para grave no ano passado e para gravíssima neste ano, o número de motoristas multados cresceu em Curitiba. Em 2014 foram 8.894 notificações por estacionar em vagas para idosos e em vagas para pessoas com deficiência. Em 2015 foram 10.976, em 2016 foram 11.931 e este ano, de janeiro a maio, foram 4.367.

Como usar

A credencial de estacionamento para vagas especiais vale em todo o território nacional. Ela só pode ser usada pelo titular ou pelo motorista que estiver transportando o titular da credencial naquele momento. Ela é da pessoa e não do veículo. Então, o idoso ou a pessoa com deficiência pode usar em qualquer carro.

Em Curitiba, o uso da credencial não isenta do pagamento pelo uso da vaga. Então, é preciso lembrar de usar também o cartão do Estar.

 

Veja onde buscar atendimento

Rua da Cidadania do Bairro Novo

Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *

 

Rua da Cidadania do Boa Vista

Avenida Paraná, 3.600 – Bacacheri

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

 

Rua da Cidadania do Boqueirão

Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 8.430 – Boqueirão

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

 

Rua da Cidadania do Cajuru

Rua Pandiá Calógeras, 151-233 – Cajuru

Segunda a sexta, das 8h30 às 14h

 

Rua da Cidadania do Portão

Rua Carlos Klemtz, 1.726 – Fazendinha

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *

 

Rua da Cidadania do Pinheirinho

Avenida Winston Churchill, 2.033 – Pinheirinho

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *

 

Rua da Cidadania de Santa Felicidade

Via Veneto, 42 - Santa Felicidade

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

 

* Poderá estar fechado durante o expediente por 1 hora, para intervalo

 

Na próxima quarta-feira (19/04) será comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. Para marcar a data, a Prefeitura fará ações educativas em todos os passeios do Pedala Curitiba da semana. Serão distribuídos folders com orientações e dicas para os ciclistas, com informações sobre comportamentos seguros no trânsito.

Na segunda-feira (17/04) serão feitos dois Pedalas Curitiba, um em Santa Felicidade, com saída do Posto Ventania, e outro no Boqueirão, com saída da Rua da Cidadania do Carmo. Terça-feira (18/04) é a vez do Pedala Curitiba Matriz, com saída da Praça Garibaldi, e da Regional Portão, na Rua da Cidadania da Fazendinha.

Os passeios ciclísticos noturnos continuam e no Dia Mundial da Bicicleta, 19 de abril, os materiais de orientação serão distribuídos nas regionais CIC e Bairro Novo. Na quinta-feira (20/04) os passeios serão no Boa Vista e no Cajuru.

Na quarta-feira (19/04), Dia Mundial da Bicicleta, também serão feitas blitze educativas pela Setran, Detran e BPTran. A primeira será das 10h30 às 13h no cruzamento da Avenida João Gualberto com a Rua Luiz Leão, no Centro. O mesmo trabalho educativo se repetirá no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Mariano Torres, no Centro, das 14h às 17h.

Segurança

Curitiba está entre as cinco cidades do Brasil com maior infraestrutura para usuários de bicicletas, são mais de 190 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas, vias calmas, ciclorrotas e áreas de passeio compartilhado. A diferença entre cada uma pode ser vista na página Mais Bici da Prefeitura de Curitiba: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/mais-bici-estrutura-cicloviaria/2221

A bicicleta é um meio de transporte e os usuários devem seguir as leis de trânsito, como veículos não motorizados. Para circular com segurança, os ciclistas devem obedecer a sinalização, circular pela mão correta de direção da via, utilizar equipamentos de segurança, como capacete, luvas, espelho retrovisor, buzina e refletores.  

Os ciclistas têm sempre prioridade sobre os automóveis. Os carros, por sua vez, devem manter distância de pelo menos 1,5 metro das bicicletas.

Programação Pedala Curitiba

Segunda-feira - 17/04 – Posto Ventania, Rua Saturnino Miranda, 918, Regional Santa Felicidade. Concentração às 19h30 e saída às 20h

Segunda-feira - 17/04 – Rua da Cidadania do Carmo, Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Regional Boqueirão. Concentração às 19h30 e saída às 20h

Terça-feira – 18/04 – Rua Kellers, Praça Garibaldi, Regional Matriz. Concentração às 19h45 e saída às 20h15

Terça-feira – 18/04 – Rua da Cidadania da Fazendinha, Rua Carlos Klemtz, 1700, Regional Portão. Concentração às 19h30 e saída às 20h

Quarta-feira – 19/04 – Rua da Cidadania do CIC, Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, Regional CIC. Concentração às 19h30 e saída às 20h

Quarta-feira – 19/04 – Rua da Cidadania do Bairro Novo, Rua Tijucas do Sul, 1.700, Regional Bairro Novo. Concentração às 19h30 e saída às 20h

Quinta-feira – 20/04 – Parque Bacacheri, Rua Paulo Nadolny, s/n, Regional Boa Vista. Concentração às 19h30 e saída às 20h

Quinta-feira – 20/04 – Rua da Cidadania do Cajuru, Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Regional Cajuru. Concentração às 19h30 e saída às 20h

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Facebook