Novo equipamento de Saúde terá 90 leitos, sendo 20 UTI e atendimento 100% SUS
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinaram nesta terça-feira (6) a ordem de serviço para a construção do Novo Hospital de Pinhais. A cerimônia foi realizada durante a manhã na Rua 21 de Abril, esquina com a Av. Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro. O novo equipamento de Saúde terá mais de 14 mil m² e contará com 90 leitos, sendo 20 de UTI e atendimento 100% voltado aos pacientes do SUS. Com recursos já garantidos pela Prefeitura de Pinhais, Governo do Paraná e financiamento via BRDE, o investimento base é de R$ 127 milhões. Com execução projetada em dois anos, a entrega da obra está prevista para dezembro de 2024.
Diversas autoridades do município e Estado, servidores e população em geral estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental da obra. Além da prefeita Rosa Maria e do governador Carlos Massa Ratinho Jr, o documento que autoriza a construção do hospital foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo diretor-presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Wilson Bley Lipski.
Acompanharam a solenidade a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho e demais secretários municipais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Aparecido Sanches, André de Paula, Binga, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Fernando Santos, Filho, Jane Carteira, Paulão, Pioco, Polaco do Pérola, Radialista Joãozinho Ribeiro e Tomé; a deputada estadual Marli Paulino e demais parlamentares da Alep; o ex-deputado federal Luizão Goulart; a primeira enfermeira que tomou a vacina da covid em Pinhais, Glair Portela Sadoski, representando todos os profissionais de saúde; e Rossi, representando o consórcio empresarial Saúde Pinhais Ltda.
Após as bênçãos do Pe. Lucas e Pr. Jones Marlow, as autoridades então se pronunciaram ao público presente, que também assistiu ao vídeo do projeto 3D do Novo Hospital. Wilson Bley, diretor-presidente do BRDE, exaltou o trabalho das equipes de Pinhais e reafirmou o compromisso da instituição no aporte de recursos. “Estamos apoiando não só o parceiro privado, mas também a prefeitura. Queremos trazer celeridade e a completude deste grande sonho, que é de toda a sociedade. Começa a obra, o dinheiro já está no BRDE e queremos liberar de uma forma extremamente rápida para que possamos muito em breve comemorar esse ganho que a sociedade de Pinhais terá”, declarou.
Com a palavra, o ex-deputado federal Luizão Goulart relembrou a reabertura do hospital maternidade de Pinhais, quando as crianças passaram a nascer no município, além da criação da UPA, do atendimento do Corpo de Bombeiros com o Siate e o Samu. Já a deputada estadual Marli Paulino ressaltou que o Novo Hospital é mais um item do plano de governo cumprido pela Prefeitura de Pinhais, e confirmou o apoio junto ao governo do Estado para a implementação do projeto.
O deputado federal e secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou a importância da equipe de saúde de Pinhais, representada pela secretária municipal Adriane Carvalho. “Em Pinhais, a atenção primária à saúde é tratada de maneira muito séria. Quero lembrar que estamos reunidos porque tomamos a vacina da covid. Passou da hora de Pinhais ter um grande hospital para atender a sua população, mas não adianta ser um grande hospital no tamanho, tem que ser grande pelas pessoas que estarão lá dentro, para atender a todos os cidadãos, por isso temos que celebrar a Saúde de Pinhais com esse novo hospital”, ressaltou.
A prefeita Rosa Maria destacou a importância do início das obras como um momento histórico para a cidade. “Hoje começa a se materializar o sonho desta cidade, um grande sonho que foi sonhado em meio a uma pandemia. Temos o hábito de ouvir as pessoas, e foi ouvindo a população que entendemos a necessidade de um novo hospital com UTI. A partir de um trabalho muito sério, de uma equipe que não mediu esforços, que lutou muito, porque a complexidade é imensa. Destaco todas as pessoas envolvidas, que não desistiram, não deixaram de pensar o melhor formato e modelo, para melhor atender a nossa cidade, e hoje estamos vivenciando este momento de celebração da vida, em um solo sagrado, onde será cuidado das pessoas, onde traremos ao mundo o futuro: as nossas crianças”, anunciou.
No início do seu pronunciamento, o governador Carlos Massa Ratinho Jr chamou a presença da irmã Elisângela, em cumprimento ao trabalho realizado nos hospitais filantrópicos, lares de idosos, casas de acolhimento, entre outras instituições de saúde e assistência social, e reforçou o compromisso do governo do Estado em descentralizar os serviços de Saúde, e também enalteceu o trabalho desenvolvido em Pinhais. “A equipe da prefeitura, de forma muito competente, montou um projeto não apenas para atender a cidade de Pinhais, mas para poder inclusive colaborar com a região metropolitana com um hospital moderno, de primeiro mundo, com leitos de UTI. Este projeto era um sonho da cidade, e é muito bom podermos dar o primeiro passo, começar a construção, é realmente um sentimento de realização”, finalizou.
A cerimônia teve como ápice o descerramento da pedra fundamental da construção, momento em que todas as pessoas presentes puderam acompanhar junto às autoridades. Cristina Maria Rodrigues Ferreira, de 71 anos, mora em Pinhais há 25 anos e é membra do Conselho Local de Saúde da região do bairro Weissópolis. Vestida com a faixa de Miss Primavera 2019, ela reconheceu a importância do início das obras do Novo Hospital. “Pinhais está bem acolhida, mas o novo hospital vai ser muito bom para a população, nós conselheiros também trabalhamos bastante para ajudar os gestores e a comunidade, representando o meu bairro como sociedade civil”, comentou.
Fiscalização e gestão
A Parceria Público-Privada (PPP) que faz a gestão do Novo Hospital tem duas modalidades, sendo grande parte dos serviços de responsabilidade do consórcio Saúde Pinhais Ltda. Já a estrutura de assistência de Saúde, que envolve equipe médica, por exemplo, segue contrato de gestão dimensionado com toda a necessidade de ampliação e melhoramento das assistências com a implantação de novos serviços, incluindo cirurgias eletivas, centro de diagnóstico e atendimento de UTI. A secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, reforça que “a nossa proposta é a parceria com o governo do Estado, porque entendemos que a gestão tem que ser tripartite, e alguns serviços também são habilitados pelo Ministério da Saúde, que fará uma contrapartida”. 100% municipal, a secretária ainda destaca que “o custeio é municipal com o apoio de manutenção pela Secretaria de Estado da Saúde”, completa.
A equipe de fiscalização da obra e manutenção do hospital é presidida pela secretária de Saúde, que irá fiscalizar a PPP como um todo. Na supervisão desta equipe também está o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Pinhais, Luís Xavier Pedroza. “Temos uma obra a fazer, temos nossa equipe de engenheiros que irá fiscalizar essa parte, temos equipamentos a serem recebidos e também mobiliários que serão recebidos por outra equipe. Ao longo dos 33 anos que o hospital estará em operação, toda essa fiscalização vai se dar no âmbito da Secretaria de Saúde. Agora, a equipe de engenheiros está trabalhando em cima dos projetos executivos. A estratégia de ataque da construção, que deverá ser executada em pré-moldados, vai acelerar todo o processo da obra, e a expectativa é que tenhamos a conclusão no dia 1º de dezembro de 2024, conforme previsto no contrato”, afirma Pedroza.
As informações do projeto do Hospital Municipal de Pinhais estão disponíveis no site: https://www.pinhais.pr.gov.br/novohospital
Funcionamento
A estrutura será equipada com centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.
Entre as vantagens do modelo, está a contratação única para a obra e operação, estabelecimento de metas de desempenho, compartilhamento de riscos, redução com cursos de pessoal, mais eficiência administrativa e qualidade nos serviços prestados.
Além do aumento imediato de capacidade de atendimento médico municipal, com possibilidade de operações de alto risco e novas UTIs, o projeto do hospital prevê que ele pode ser ampliado no futuro em caso de aumento de demanda.
Presenças
Além das pessoas já mencionadas, participaram do evento a juíza da Vara da Família, Marcia Regina Hernandez de Lima; o diretor-presidente e promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Pinhais, Ronaldo Mion; o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis; representando o prefeito Gerson Colodel de Almirante Tamandaré, o secretário de gabinete Aristides Machado; o prefeito de Piraquara, Josimar; o prefeito de Campina Grande do Sul e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), Bihl Zanetti; o vice-prefeito de Campo Magro, Osmar Leonardi; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Antonio Marcondes Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pinhais, tenente Brustolin; o delegado de Pinhais, Hormínio Lima Neto; a Miss Primavera de Pinhais 2019, Cristina Maria Rodrigues Ferreira, e o Mister Melhor Idade de Pinhais, Francisco Conte.