O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

VERSÃO IMPRESSA

OUTUBRO

SETEMBRO

 agosto

 

  julho 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promover a inclusão social por meio do esporte. É com esta proposta que o Instituto Reagir desenvolve este trabalho no município. Fundado há sete anos, no dia 1º de dezembro de 2012, a instituição está localizada no bairro Atuba.

O instituto conta com a participação de pessoas da cidade que possuem diferentes deficiências. Podem participar do projeto, pessoas a partir de sete anos de idade.

Atualmente, a entidade conta com 65 atletas que participam das modalidades de atletismo, natação, vôlei paraolímpico e xadrez adaptado.

A presidente do instituto, Neide Araújo, ressalta que o trabalho desenvolvido tem papel extremamente importante. Segundo ela, inclusão social não é levar uma pessoa para assistir a uma atividade esportiva. Inclusão é fazer esta pessoa jogar e participar do esporte. Independente se vai se tornar um atleta ou não, o objetivo é a inserção,  promovendo socialização e inclusão do cidadão. "O grande benefício deste projeto é a inclusão, a valorização do deficiente. Porque ele sofre diariamente preconceitos. O mundo ainda, por mais que tenha mudado muito, não está adaptado para receber o deficiente. Então, ele se sente constrangido. A partir do momento que ele se vê em um ambiente como este, se fortalece, cria vínculos e melhora a autoestima. O nosso objetivo é que ele veja o mundo de outra forma, onde está incluído" afirmou Neide.

Buscando ressaltar a importância da causa e apresentar o trabalho desenvolvido, o Instituto Reagir participou da 1ª Semana de Conscientização e Respeito às Diferenças de Pinhais, que foi realizado no mês de setembro. Na ocasião, a equipe do atletismo paraolímpico esteve na sede da APAE Pinhais, e os do vôlei sentado, na quadra de esporte do CAIC.

O bom trabalho da entidade se reflete nas competições e no bom desempenho dos participantes. O time de vôlei paraolímpico, mais conhecido como vôlei sentado, venceu a série Prata, do Campeonato Brasileiro Masculino, disputado entre os dias 18 a 22 de setembro, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. Apesar de a equipe ser jovem, com três anos de existência, a conquista a credenciou a disputar a série principal da competição e obter novos patrocínios. Outro bom exemplo é a nadadora Vitória Caroline da Silva Ribeiro. A pinhanhense tem 19 anos, é moradora da Vila União e está treinando com a seleção brasileira se preparando para as Olimpíadas de Tóquio, que acontece no ano que vem. A jovem iniciou no projeto aos 11 anos e há dois foi convocada para a seleção brasileira.

A presidente Neide Araújo diz que a entidade está verificando a possibilidade de construir a sede própria da instituição, assim os atletas terão melhores condições de desenvolver, e também, de receber mais pessoas da cidade. "Nós somos de Pinhais e gostaríamos de ter mais atletas, mais pessoas do município participando. Sabemos que tem muitas crianças e gostaríamos que estivessem participando do nosso projeto" convidou Neide.

Serviço

A sede provisória do Instituo Reagir está localizada na Rua Reinaldo Ribas nº897, no bairro Atuba. O telefone de contato é o (41) 3668-2058. Acompanhe o trabalho da instituição pelo Facebook: Instituto Reagir.

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Publicas (Semop) está transformando a região as margens do Rio Atuba, divisa com Curitiba, no bairro Emiliano Perneta, com a construção do Parque Linear. A obra, com extensão aproximada de 2 km, compreende o trecho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR 415), onde será o Parcão, até a Rua Apucarana.

O conjunto da obra compreende uma série de ações, que iniciou com a relocação das famílias que viviam irregularmente na região. No momento, a equipe da Semop realiza diversas obras, e outras já realizou, como melhorias no sistema de drenagem para a captação e escoamento de águas pluviais, serviço de reforço nas ruas e pavimentações, construção de ciclovia e calçada em concreto poroso. Em alguns trechos, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), já realizou o plantio de grama.

A primeira parte da construção do Parque Linear do Atuba, no bairro Estância Pinhais, já está concluída. Este é mais um parque construído pela Prefeitura que alia espaços de convivência social à preservação ambiental, com lugares para a prática esportiva, de lazer e recreativa.

Para também acompanhar o andamento dessa construção, na última semana a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, seguida da vice-prefeita, Rosa Maria, do secretário de Obras Públicas, Mário Stier, e dos diretores do Departamento de Infraestrutura Urbana, Márcio Diniz da Rocha, e de Comunicação, Márcio Mainardes, visitou as obras.

Serão realizados diversos serviços, como coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção de árvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resíduos verdes, entre outros

Mapa Mutirão

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Meio Ambiente, realiza nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro um grande Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, na região do Atuba. Serviços que serão realizados: coleta de óleo de cozinha usado; poda e remoção de árvores; arborização e paisagismo; recolhimento de resíduos verdes; recolhimento de madeiras; recolhimento de resíduos de construção civil (são recolhidos somente nos mutirões de limpeza); orientação e distribuição de informativos.

No sábado, dia 23 de fevereiro, das 9h às 12h, será promovido o encerramento das atividades na quadra da Escola Municipal 31 de março.  Na ocasião, serão realizadas diversas atividades, como brincadeiras, distribuição de mudas de árvores nativas, atividades educativas, orientação e coleta de óleo de cozinha usado, além da divulgação de diversos serviços da Prefeitura.

 

Ruas que receberão a ação:

 

*Estrada da Graciosa (entre a Avenida Maringá e divisa com Curitiba); Rua Batista Ramos; Rua Hélio Barroso; Rua José Carlotto; Rua Jacob Mehl; Travessa Cláudio Mehl

Rua José Waltemyr Costa Lima; Rua Eutália Maria dos Santos; Travessa Antônio Gonçalves dos Santos; Rua Henrique Mehl; Travessa A; Rua Waldemar Costa Lima; *Avenida Maringá (entre a Estrada da Graciosa até a Rua Reinaldo Ribas); Rua Lourdes Rodrigues; Rua Walmor Alves Mota; *Rua Crescêncio Batista (entre Avenida Maringa e Rua Lourdes Rodrigues); Rua Manoel Gonçalves Pires; Rua Silvino Salla; Rua Joaquim Borges; Rua 6-C; Rua 4-C; Travessa Manoel Andrade; Travessa Olimpio Ribeiro; Travessa Orlando Civardi; Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira; *Rua Engenheiro Silvio Teixeira Pinto (entre Avenida Maringá e Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira); Rua João Tissot; Rua Isaac Victor Pereira (entre Avenida Maringá e Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira); Rua Maria Melk Cordeiro (entre Avenida Maringá e Rua Tibúrcio Gomes de Oliveira); Rua Reynaldo Crozetta (entre Avenida Maringá e rio Atuba); Rua João Claudio Mehl; Rua Alto Paraná; Rua Paranavaí; Rua Nova Esperança; *Rua Euclides da Cunha Ribas (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Aristides de Oliveira (entre Avenida Maringá e rio Atuba); *Rua Francisco E. G. Pereira (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Alzira Araújo Souza (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Eurípedes Moraes e Silva (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl); *Rua Reinaldo Ribas (entre Avenida Maringá e Rua João Cláudio Mehl).

 

Após quatro anos de implantação da Unidade de Transbordo os números demonstram os resultados positivos

 

Clique para ver todas as Imagens

Em agosto de 2014, a Prefeitura de Pinhais inaugurou a Unidade de Transbordo, que visa a otimização do processo de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos domiciliares, viabilizando o transporte dos resíduos sólidos coletados no município. E após quatro anos da implantação deste espaço os números demonstram os resultados positivos. 

Desde que começou a operar, 131.217,05 toneladas de resíduos foram transbordados, aproximadamente 874.000 km deixaram de ser percorridos até o Aterro Sanitário. "Isso representa a diminuição de combustível que seria consumido pelos caminhões e o que acarreta, consequentemente, na diminuição de cerca de 1.177.715 kg de CO2 emitidos para a atmosfera, com base no manual do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)", explica a engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Caroline Beleski Carneiro. Ressalta-se que o CO2 emitido para a atmosfera, proveniente da queima do combustível, é um gás poluente e que contribui para o agravamento do efeito estufa. 

A redução de custos com o transporte dos resíduos até o seu destino final, o Aterro Sanitário da Estre, localizado em Fazenda Rio Grande, foi a principal questão que colocou a unidade própria como uma alternativa viável, uma vez que a distância é de aproximadamente 35 km. Tal procedimento está previsto no Consórcio Intermunicipal para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (CONRESOL), do qual o município faz parte. 

Os caminhões coletores da empresa terceirizada Transresíduos, percorrem os bairros do município, segundo cronograma de coleta, e ao atingir o limite de peso suportado se dirigem à Unidade de Transbordo. "Lá uma carreta caçamba com capacidade entre 22 e 27 toneladas, sendo que cada carreta transporta em média três caminhões coletores, fica à disposição para receber a carga dos caminhões coletores, que então conduz os resíduos acumulados até o município de Fazenda Rio Grande", acrescenta Caroline Beleski Carneiro. Desta forma, o número de viagens que os caminhões realizam no transporte até o destino final é reduzido, o que além de evitar atrasos na execução do serviço, contribui para a economia do município. 

Outra vantagem é que o Transbordo não prevê o acúmulo de resíduos, ou chorume. Isso se deve ao fato de que os resíduos eventualmente desviados durante o processo de transferência de um caminhão para outro, serão recolhidos por uma retroescavadeira e colocados diretamente na caçamba do caminhão que realizará o transporte até a destinação final. O piso do local também é higienizado, diariamente, por meio de lavadoras de alta pressão. 

A Unidade de Transbordo está localizada no bairro Emiliano Perneta, sendo que a caracterização dos resíduos a serem recebidos pela local é dada como: orgânicos, rejeitos, recicláveis não encaminhados à coleta seletiva, dentre outros.

 

A energia positiva tomou conta do Bosque Municipal de Pinhais neste sábado, 12. Milhares de pessoas passaram durante todo o dia pelo 2º Festival da Cerveja Artesanal, promovido pela Prefeitura de Pinhais. O evento integrado à Rota da Cerveja teve como objetivo divulgar a excelência das cervejas artesanais produzidas no município, além de possibilitar mais uma opção de lazer e entretenimento a munícipes e visitantes.

O evento que teve início às 10h contou com apresentação de bandas do 9º Festival da Canção. E, pra fechar com chave de ouro, a apresentação da banda TN/SHE com toda sua personalidade e presença de palco marcante, agitaram o público ao som do bom e velho rock and roll. O grupo, que é o único tributo feminino das duas fases mais memoráveis do AC/DC, agradou adultos, idosos e crianças que curtiram o show do início ao fim.

Fãs da banda AC/DC o casal Aline Steudel e Paulo Baran, levaram as filhas Nikole, 9, e Manuela, 6, para assistir ao show da banda TN/SHE. "Elas escutam rock desde bebê e, um dia assistimos uma apresentação da banda e, depois mostramos para nossas filhas pelo Youtube e elas viraram fãs. Foi uma oportunidade muito bacana, esse foi o primeiro show de rock da vida delas", conta Aline. "O evento foi muito bom. Gostamos do respeito que todos tiveram em relação às crianças. Bem organizado, uma estrutura excelente. Fomos e voltamos em segurança", completa.

Para o morador do Jardim Atuba, Jorge Chagas, o festival foi um sucesso. "O nosso município está sendo valorizado e que continue assim. Encontramos muitos amigos que estão aproveitando muito com as suas famílias. Para nós e para a cidade é muito importante valorizar o que temos de bom", conta Jorge.

Já a prefeita Marli Paulino se disse muito satisfeita com o resultado desse evento e destaca a grande presença de famílias curtindo o festival. "Vimos muitas crianças com suas famílias, muitos turistas, além, é claro, da população local. O evento se consolida como uma opção para a população daqui e das cidades vizinhas. Além disso, confirma que Pinhais está se tornando uma referência nesse segmento de cerveja artesanal. O festival contribui para divulgar ainda mais o nosso município e tudo de melhor que oferecemos aqui", relata Marli Paulino.

Cerveja produzida em Pinhais

O público que prestigiou o evento pôde experimentar cervejas artesanais que são destaques no cenário nacional. As cervejarias Oner, Bastards, Ovelha, Way Beer e Don Genitilis fazem parte da Rota da Cerveja, que tem atraído cada vez mais turistas para Pinhais. Além das cervejas também foi montada uma praça de alimentação com food trucks que trouxeram diversas opções gastronômicas, uma mistura de estilos culinários, para todos os paladares.

Promoção

O 2º Festival da Cerveja, coordenado pelas Secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico, contou com o apoio da Caixa Econômica Federal. Esse ano a novidade foi a realização do Festival da Canção, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

As sessões serão gratuitas e exibidas no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 23 e 27 de abril
Prefeitura de Pinhais

Até o dia 23 de março estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE). O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL) da Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura. Neste ano a iniciativa chega a sua 6º edição. As sessões serão gratuitas e exibidas no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 23 e 27 de abril.

 

Para se inscrever é necessário acessar o site da Prefeitura de Pinhais onde também pode ser consultado o regulamento, entre outras informações sobre o Festival. De acordo com a organização, o FESTCINE tem como principais objetivos: despertar e estimular maior interesse da população, do público escolar e da comunidade em geral pela sétima arte em todas as suas formas; estimular o desenvolvimento do mercado para os amadores que atuam na área e dar visibilidade às produções amadoras e independentes. Além disso, também visa proporcionar possibilidades para novos talentos e promover intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais afins de todo o território nacional.

 

 

O FESTCINE Curta Pinhais é um evento que reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero (ficção, documentário, animação, drama, comédia, musical, épicos, adulto, infantil) e outras técnicas cinematográficas alternativas, além de clipes musicais. O festival é organizado em seis categorias concorrentes:

 

-Curta-metragem de ficção;

 

-Curta-metragem de documentário;

 

-Longa-metragem;

 

-Curta-metragem realizado por estudantes dos níveis fundamental e médio a partir de câmera de celular;

 

-Clipe musical;

 

-Filme Destaque Pinhais.

 

A iniciativa pode vir a constituir mostras paralelas para produções que não sejam classificadas para as categorias competitivas.

 

Serviço

 

As inscrições para o VI FESTCINE devem ser realizadas no site www.Pinhais.pr.gov.br até o dia 23 de março. Mais informações pelo e-mail: festcinePinhais@gmail.com ou pelo telefone (41) 3912-5247.

A iniciativa chega a sua 12ª edição e vem se consolidando como um importante evento de incentivo à cultura
Prefeitura de Pinhais

Com a apresentação do espetáculo “Tribobó Town”, musical da Cia de Teatro de Pinhais, com direção de Edu Mehl, teve início o Festival de Teatro de Pinhais na noite da última quarta-feira (27). E neste ano, o evento acontece em um novo formato, além das categorias amador e estudantil, foram incluídos Grupos Universitários, Profissionais e Cenas Breves.

Ao todo, serão 12 dias de apresentações, sempre com entrada franca, tendo como locais o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Weissópolis. Já a cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 16h, na Fundação Weiss Scarpa em Pinhais.

 

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre a satisfação de ver Pinhais ganhando cada vez mais destaque na área cultural. “Estou muito feliz, por ver este resultado, realmente precisa suar muito para conseguir preparar todo este festival. Para nós é muito satisfatório, enquanto parte da administração, pois temos falado muito sobre o momento de crise que vivemos, então, ao ver este tipo de evento sendo realizado, provamos o quanto a arte é valorizada em Pinhais”, declarou a vice-prefeita.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, destacou o trabalho dos profissionais responsáveis pelo evento. “Faço um agradecimento especial a toda equipe que esteve envolvida desde a preparação até este momento. Sabemos que é necessário muito empenho para que tudo isso ocorra”, declarou o secretário.

 

Reconhecimento no Brasil

 

O Festival de Teatro de Pinhais, que chega a sua 12ª edição, vem se consolidando como um importante evento de incentivo à cultura. A cada ano recebe mais reconhecimento, recebendo inscrições de diferentes lugares do país.  As conquistas deste ano foram as mais de 70 inscrições de grupos das cidades de Pinhais, Piraquara, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa, Arapongas, Cruzeiro do Oeste, Ibiporã, Sertanópolis, Fortaleza, Lauro de Freitas e Ourinhos. Dos inscritos, 33 grupos foram selecionados para apresentação, além do espetáculo de abertura e um espetáculo convidado.

 

“Hoje é um dia muito importante, em que temos a oportunidade de divulgar a relevância deste festival, um evento que movimenta nossa cidade, que possibilita que as pessoas assistam a peças de teatro e que abre espaço para que os atores mostrem seus trabalhos”, destacou o diretor de Cultura, Marcos Oliver, durante a abertura do evento.

 

O Festival conta com patrocínio das seguintes empresas que responderam ao chamamento público: Sudamérica, Escola Iepi e Supera; além do apoio das empresas: Expresso Azul, Fundação Weiss Scarpa, Cena Hum e Geração 80.

 

As mulheres em Regina Vogue

 

Também como parte da programação do festival, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, encontra-se em exposição a mostra “As mulheres em Regina Vogue”. Trata-se de um painel que apresenta de forma cronológica a vida da atriz paranaense e grande empreendedora cultural Regina Vogue nos seus 50 anos de carreira. Também compõe a exposição um vídeo com depoimentos de personalidades do cenário artístico paranaense. A mostra integra o circuito de exposições itinerantes do Programa DiversidArte da Secretaria de Estado da Cultura.

 

Serviço

 

Confira a programação completa do Festival de Teatro de Pinhais no site da Prefeitura www.pinhais.pr.gov.br. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5247.

Os encontros servem como preparação para a Conferência Municipal de Saúde que ocorreu em outubro de 2007.

Com a finalidade de permitir que a comunidade e os trabalhadores participem e tragam sugestões com a plataforma de consultoria na 12ª Conferência Municipal de Saúde de Pinhais, sejam realizadas como conferências locais. Estes encontros, organizados pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria de Saúde de Pinhais (Semsa), também servirão para avaliar uma situação da saúde na área de abrangência das Unidades de Saúde da Família do Município. 

 

Na ocasião, também são eleitos por representantes, titulares e suplentes, do segmento dos usuários e profissionais da área da saúde, para os Conselhos Locais de Saúde. A primeira visita realizada nesta terça-feira (12), na Escola Municipal Lírio Jacomel.

 

Requisição

 

Para como entidades que tiverem interesse em inscrever delegados é necessário registrador a participação previamente, a partir de quarta-feira (30) até 16h do dia que antecede cada conferência.

 

A inscrição deve ser realizada nas unidades de saúde, como uma documentação seguinte: RG, CPF e comprovante de residência do delegado (documentos obrigatórios), também é necessário documento de aquisição da entidade, CNPJ ou estatuto da entidade, ou ainda cópia da ata de reunião designado o delegado da primeira conferência local. Caso haja interesse, em todas as USFs está disponível um modelo de ata.

 

Para os que participam apenas como observadores, sem direito a voto, é possível se inscrever no local. Destacamos que podem participar Associações de Moradores, Entidades Religiosas, Associações de Pais e Mestres ou qualquer entidade sem fim lucrativo. "Para que a comunidade e como entidades entendam a importância dos conselhos locais para melhorar o sistema de saúde, os profissionais da Semsa estão realizando um trabalho de divulgação e sensibilização. A participação é extremamente positiva para uma melhora do sistema de saúde ", afirma Angelita Werneck, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Confira como dados e locais das Conferências Locais, que são todas as 18h:

 

  • 12/09 - USFs Jardim Karla e Vila Amélia - Local: Escola Municipal Lírio Jacomel, na Rua Azaléia, 144, no bairro Jardim Karla;
  • 13/09 - USFsWeissópolis e Vargem Grande - Local: Escola Municipal Severino Massignan, na Rua Rio Solimões, 707, no bairro Weissópolis;
  • 19/09 - USF Perdizes e Tebas - Local: Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, na Rua Crescêncio Batista, 6151, no bairro Atuba;
  • 20/09 -USFs Ana Nery e Perneta - Local: Escola Municipal Felipe Zeni, na Rua Cobélia, 329, no bairro Alto Tarumã;
  • 26/09 - USF Tarumã - Local: Escola Municipal Clementina Cruz, na Rua Guilerme Weiss, 597, no bairro Estância Pinhais;
  • 27/09 - USFs Maria Antonieta e Esplanada - Local: Escola Municipal Maria Capellari, na Rua Augusto Trevisan, 176, no bairro Maria Antonieta.

 

Serviço

 

Mais informações sobre como Conferências Locais de Saúde pelo telefone 3912-5484 ou  [email protected]Pinhais.pr.gov.br .

Compartilhe:

A oficina de balé é ofertada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel)

Estão abertas as inscrições para as seletivas da oficina de balé ofertada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). Poderão se inscrever moradores do município de Pinhais, com no mínimo 7 anos de idade completos em 2018.

As inscrições seguem até o dia 11 de outubro e devem ser realizadas na Escola de Dança de Pinhais. A seletiva será realizada no dia 27 de outubro. A Cia de Dança de Pinhais foi fundada no ano 2000 e atende alunos, com idades entre 7 e 21 anos, que apresentam coreografias variadas. As aulas serão de ballet clássico.

Na seletiva o candidato tem que estar preparado para testes físicos - articulações, biotipo, coordenação, flexibilidade, coordenação postura e ritmo. Para se inscrever o candidato deve morar em Pinhais e ser estudante.

Nova Escola de Dança

A nova escola de dança de Pinhais, que será inaugurada no dia 6 setembro, está anexa ao Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, localizado no centro do município e será mais uma opção para atender a população.  A obra foi realizada com recursos próprios e está avaliada em aproximadamente R$ 1.045.000,00. O prédio servirá para atender dezenas de crianças que participam da Cia de Dança, que atualmente se destaca como projeto social de sucesso. Além disso, com a nova estrutura a Prefeitura terá a possibilidade de ampliar as oficinas de dança, para atingir um público ainda maior.

Serviço

A Escola de Dança de Pinhais está localizada na Rua 15 de Novembro, 107. As inscrições serão realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5087.

Em jogo festivo, válido pelo troféu Joan Gamper, o Barcelona, agora sem Neymar, não precisou de muito esforço para vencer a Chapecoense por 5×0, no Camp Nou

Barcelona goleou a Chapecoense por 5×0 na decisão do Troféu Joan Gamper, nesta segunda-feira (7), mas o resultado da competição amistosa no Camp Nou ficou em segundo plano. O duelo homenageou e reverenciou o renascimento do clube catarinense e de Alan Ruschel para o futebol. Afinal, pouco mais de oito meses após o trágico acidente aéreo na Colômbia, o jogador voltou aos gramados justamente nesta segunda.

Um dos três atletas sobreviventes da queda do avião nas cercanias de Medellín, em novembro do ano passado, que deixou 71 mortos, Alan Ruschel foi o grande personagem do amistoso. Foram pouco mais de 35 minutos em campo, discretos, mas que representaram um dos grandes casos de superação da história do esporte.

O Barcelona também festejou os outros dois atletas sobreviventes do acidente aéreo. Visivelmente emocionados e aplaudidos pela torcida, Jackson Follmann e Neto deram o pontapé inicial simbólico da partida e, anteriormente, foram apresentados ao lado do elenco da Chapecoense.Alan Ruschel atuou como meia e teve uma boa cobrança de falta, que quase acabou em gol de Luiz Otávio, como grande momento em campo. Ovacionado e festejado por jogadores e torcida do Barcelona, de quebra trocou a camisa com ninguém menos que Lionel Messi no intervalo. “Mais um sonho realizado, o ‘Baixinho’ me deu a honra de trocar a camisa com ele. Conversei com ele antes, ali fora. É um cara muito humilde, que merece tudo que acontece com ele”, relatou em entrevista à TV Globo.

As homenagens, no entanto, ficaram mesmo para antes do jogo. Com a bola rolando, o Barcelona tratou de aproveitar sua superioridade técnica e o nervosismo da Chapecoense nos minutos finais. Logo aos dois, Elias fez grande defesa em chute de Messi. Aos cinco, Rakitic aproveitou bela triangulação pela direita e tocou para Deulofeu rolar para a rede.

O segundo gol saiu já aos 10, quando Busquets recebeu na intermediária e acertou lindo chute, no ângulo esquerdo de Elias. Mesmo vazado duas vezes nos primeiros minutos, o goleiro da Chapecoense era um dos destaques da partida e impediu que a goleada fosse estabelecida com grandes defesas em chutes de Messi e Luis Suárez.

A equipe brasileira foi se soltando e chegou a assustar em chute de fora da área de Wellington Paulista e em cabeçada de Luiz Otávio após falta cobrada por Alan Ruschel. Mas não havia como parar o ataque catalão, que marcou o terceiro aos 27. Deulofeu recebeu na esquerda de Messi e devolveu para o craque, que finalizou por cima de Elias.

O goleiro brasileiro chegou a travar um duelo particular com Suárez e parou o adversário na reta final do primeiro tempo. Só que logo no início da etapa final, o uruguaio finalmente o venceu. Aos nove, Suárez tabelou com Messi e encheu o pé entre a trave e Elias, que desta vez não foi bem para a bola.

O Barcelona, então, diminuiu o ritmo e viu o técnico Ernesto Valverde realizar alguns testes. E foi justamente uma das peças colocadas em campo pelo treinador que selou o placar. Aos 28, Messi deu enfiada precisa para Denis Suárez, que bateu cruzado para marcar o quinto.

A Chapecoense também realizou testes e teve Apodi como grande destaque, inclusive saindo muito aplaudido de campo. Aos 36, Túlio de Melo quase marcou o gol de honra brasileiro, parando em Cillessen após bela cabeçada. E aos 43, brilhou a estrela do goleiro reserva do clube brasileiro. Khevin cometeu pênalti em Semedo, Alcacer bateu e Artur Moraes fez grande defesa para impedir o sexto.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA 5X0 CHAPECOENSE

BARCELONA – Ter Stegen (Cillessen); Aleix Vidal (Semedo), Piqué (Marlon), Umtiti (Mascherano) e Jordi Alba (Digne); Busquets (Aleñá), Iniesta (Sergi Roberto) e Rakitic (Samper); Deulofeu (Denis Suárez), Messi (Alcacer) e Luis Suárez (Munir). Técnico: Ernesto Valverde.

CHAPECOENSE – Elias (Artur Moraes); Apodi (Zeballos), Luiz Otávio (Douglas Grolli), Victor Ramos (Fabrício Bruno) e Reinaldo; Moisés (Luiz Antonio), Lucas Mineiro (Khevin), Nenén (Nadson) (Moisés Gaúcho) e Alan Ruschel (Guerrero) (Arthur Caike); Lourency (Penilla) (Dodô) e Wellington Paulista (Túlio de Melo). Técnico: Vinícius Eutrópio.

GOLS – Deulofeu, aos cinco, Busquets, aos 10, e Messi, aos 27 minutos do primeiro tempo. Suárez, aos nove, e Denis Suárez, aos 28 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Alfonso Javier Álvarez Izquierdo (Espanha).

CARTÃO AMARELO – Lucas Mineiro (Chapecoense).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha).

A oficina teve o intuito de orientá-los em relação aos requisitos para acesso ao crédito

  •  
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE-PR, promoveu na noite da última quarta-feira, dia 26 de abril, uma capacitação gratuita e exclusiva para microempreendedores individuais (MEI). O evento foi realizado no Centro de Empreendedorismo e Artesanato (Ceart), localizado no bairro Estância.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Dalfovo, salientou a importância dos empresários obterem informações que os auxiliem em seus negócios. “Sempre buscamos promover capacitações que se tornem úteis ao dia a dia dos empreendedores do município”, comenta. Reginaldo também aproveitou para convidar para a Semana do Microempreendedor Individual, que será realizada entre os dias 8 e 12 de maio.

Para o consultor credenciado do SEBRAE, Celso Kloppel, é preciso que os microempreendedores individuais estejam bem preparados e saibam como proceder quando precisarem de financiamentos para a ampliação dos negócios. “É relevante entender como funcionam as linhas de crédito disponibilizadas pelas instituições financeiras e a metodologia de análise de informações para concessão de crédito”, ressalta.

 

 

Assessoria de Imprensa

Motoristas e cobradores da Araucária Filial cobram vale-alimentação.
Empregados da TransTupi também reivindicam benefício e salário.

Motoristas e cobradores da Araucária Filial paralisam atividades (Foto: Sindimoc/Arquivo pessoal)

Cerca de 1,2 funcionários, entre motoristas e cobradores, da empresa de ônibus Araucária Filial entraram em greve na manhã desta quinta-feira (9). Eles reivindicam o pagamento do vale-alimentação de R$ 500; segundo os empregados, o benefício está atrasado desde segunda-feira (6).

Como já havia indicativo aprovado de greve antes, os trabalhadores decidiram paralisar 100% as atividades e afirmam que só voltam ao trabalho com o pagamento na conta.

A empresa tem 21 linhas (veja a lista abaixo) e atende às regiões leste e sul de Curitiba, além de fazer o transporte metropolitano de Araucária, Contenda e Campo Largo.

Linhas da Araucária Filial:
Augusta;
Campo Comprido-Capão Raso -- Alimentador;
Campo Comprido-CIC -- Alimentador;
Campina do Siqueira-Batel -- Troncal;
Centenário-Campo Comprido -- Expresso;
Detran-Vicente Machado -- Convencional;
Inter 2 (anti-horário) -- Linha Direta;
Inter 2 (horário) -- Linha Direta;
Interbairros 2 (anti-horário);
Interbairros IV;
Interbairros V;
Jardim Esplanada -- Convencional;
Mossunguê -- Alimentador;
Nsa. Sra. da Luz -- Convencional;
Pinhais-Campo Comprido -- Linha Direta;
Rua XV-Barigui -- Convencional;
Tramontina -- Convencional;
V. Marquet -- Alimentador;
V. Sandra --Convencional;
V. Velha --Convencional;
V. Verde.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Facebook