Pinhais adere a programa que concede meia-entrada para jovens

O Identidade Jovem possibilita acesso a eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual

O município de Pinhais aderiu ao Programa Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, que é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O benefício está previsto no Decreto 8537/2015 e é destinado aos jovens com idade entre 15 e 29 anos visando promover maior acesso aos direitos, garantidos pelo Estatuto da Juventude. 

 

Para acessar o Programa é necessário que as famílias tenham renda mensal de até dois salários mínimos e estejam inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do celular ou impresso pela página da internet.

 

Pinhais já têm cadastradas mais de 8 mil pessoas com o NIS – Número de Identificação Social. Entretanto, ainda outras pessoas podem realizar o cadastro, pois normalmente de 10 a 12% do total de habitantes do município estão dentro da faixa etária que pode usufruir dos benefícios da ID Jovem. Para atualizar ou realizar o cadastro é necessário procurar o CRAS de referência do seu bairro. 

 

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ressaltou a necessidade dos jovens irem em busca de seus direitos. “Os jovens têm à disposição uma infinidade de recursos que possibilitam acesso à capacitação, à cultura, esporte e tantas outras áreas. Entretanto, é necessário que eles procurem por estes serviços e os utilizem. A ID Jovem é mais uma oportunidade para facilitar este acesso, e a Prefeitura está sempre à disposição para auxiliá-los”, afirmou Rosa Maria.

 

A secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista, também falou sobre os projetos voltados aos jovens. “A Prefeitura disponibiliza muitos projetos voltados aos jovens e a Secretaria de Assistência Social é um destes órgãos, pois em nossos equipamentos temos oficinas, cursos e benefícios oferecidos especialmente para este público”, ressalta a secretária.

 

O evento para adesão ao Programa foi realizado na manhã desta quinta-feira (30) contou com a participação da vereadora professora Cineia, representando a Câmara Municipal de Pinhais; o vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude de Pinhais, Willian Alexsander; o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Hermes Hildbrand; o assessor especial da Juventude do Governo do Estado do Paraná, Edson Lau Filho; alunos dos Colégios Estaduais Deputado Arnaldo Faivro Busato, Humberto de Alencar Castelo Branco, Mathias Jacomel, Leocádia Braga Ramos; também jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS de Pinhais; do Projeto Esporte e Cidadania Paraná; servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.  

 

Também fizeram parte do evento a cantora Mariele Pontes e o b.boy Madruga, aluno da oficina de Break Dance do Centro da Juventude de Pinhais e integrante do grupo Crew Flow Rockeds B.boys.

 

Nesta sexta-feira foi publicado o Decreto 794/2017 que cria o Comitê Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem – ID Jovem. 

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp