PINHAIS APRESENTA ESTRUTURA DO SAMU QUE VAI ATENDER MAIS DOIS MUNICÍPIOS

A parceria formada por Pinhais, Piraquara e Colombo vai oportunizar que o serviço passe a funcionar nos próximos 15 dias

Gallery Thumb 1

Agora é oficial: Pinhais, Piraquara e Colombo passarão a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, em Pinhais, os prefeitos dos três municípios assinaram convênio junto ao Consórcio Metropolitano de Saúde e selaram a parceria que resultará no funcionamento do Samu nesta microrregião.

 

O prefeito Luizão Goulart lembrou na ocasião que as ambulâncias já haviam sido entregues pelo Ministério da Saúde, mas que devido a entraves burocráticos a operacionalização destes veículos vinha sendo inviabilizada. “Não foi fácil fazer funcionar este sistema de atendimento, pois necessita de uma série de investimentos e adequações, mas nós prefeitos das três cidades juntamente com as nossas equipes de Saúde corremos atrás, procuramos o prefeito Tolardo (presidente do Comesp) e conseguimos inovar, pois é a primeira vez que temos uma parceria como essa em nossa região”, destacou.

 

Por meio de um acordo, Pinhais, Piraquara e Colombo realizaram um processo licitatório para a contratação de uma empresa que vai gerenciar o sistema de atendimento do SAMU. Este é um programa destinado para o atendimento das emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas que funciona 24 horas por dia pelo telefone 192. “Importante frisar que o atendimento via telefone só começa a funcionar no inicio de dezembro, pois o sistema está em processo de migração”, salientou a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Jorge.

 

Estrutura

Estarão disponíveis uma ambulância básica (para cada município), na qual atuará um profissional da área de enfermagem e um motorista socorrista; e a avançada (compartilhada), que prevê a atuação de um médico, um enfermeiro e também um motorista socorrista. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

 

É importante destacar também que as ambulâncias do SAMU não serão reguladas pelo município e sim pela Central em Curitiba. De modo automático, a central identificará as ligações provenientes de um dos três municípios tornando o serviço mais ágil. As Centrais de Regulação tem um papel primordial para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192.

 

Presentes na solenidade

Além do prefeito de Pinhais, Luizão Goulart e da vice-prefeita Marli Paulino estiveram presentes também no lançamento do SAMU, os prefeitos de Piraquara, Marcus Tesseroli, Colombo Beti Pavim, Quatro Barras Loreno Tolardo, Contenda Carlão Stabach, Quitandinha Márcio Rato, o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual da Saúde, Vinicius Filipak, Além de vereadores, secretários , presidentes de Conselhos de Saúde e demais autoridades da região.

 

Urgência e emergência

Atendimentos de emergência são aqueles que implicam em risco imediato de morte (Neste caso chamar o SIATE). Já os atendimentos de urgência (SAMU) são os resultantes de acidentes pessoais decorrentes de fatores externos que causam lesão física não decorrente de problema de saúde.

 

Confira algumas orientações do Ministério da Saúde sobre as situações em que se deve acionar o SAMU:

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de intoxicações; em caso de queimaduras graves; na ocorrência de maus tratos; em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; em crises hipertensivas; em casos de afogamentos; em casos de choque elétrico; em acidentes com produtos perigosos.

 

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp