PINHAIS CIDADÃ ATENDEU CENTENAS DE PESSOAS NO JARDIM CLÁUDIA

Evento promovido pela prefeitura, em parceria com a Polícia Civil e Poder Judiciário, levou uma série de serviços gratuitos à comunidade, no último sábado (18)

A Prefeitura de Pinhais realizou no último sábado (18) a primeira edição do Programa Pinhais Cidadã de 2024. A feira de serviços foi promovida na Escola Municipal Cândido Portinari, no Jardim Cláudia, onde ofereceu diversos tipos de atendimentos durante todo o dia. O evento contou com a presença de centenas de pessoas, que buscaram solucionar suas demandas no final de semana, em uma diversidade de atendimentos, incluindo emissão de RG, questões sobre direitos da família, vacinação, entre outros.

“O Pinhais Cidadã é feito para vocês, para levar cidadania”, disse a prefeita Rosa Maria na abertura do evento. “Nos últimos anos, temos procurado implementar políticas públicas que promovam esse acesso, através da parceria, do trabalho integrado entre todos os poderes. Porque em Pinhais nós somos uma única prefeitura, trabalhamos juntos, pois o cidadão precisa ser olhado em todas as suas dimensões. E hoje também estamos vestindo uma camiseta laranja, da campanha nacional, para dizermos que não dá mais para tolerar a violência e a exploração sexual, o abuso de crianças e adolescentes. Todos e todas somos responsáveis por manter protegidas nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, destacou o trabalho integrado para a realização do evento. “É na construção coletiva, com a Polícia Civil em todo o processo, que criamos o Pinhais Cidadã. Veio uma parceria tão grande e instituímos esse programa no município, com as outras secretarias que participam diretamente dessa possibilidade, de trazer os serviços mais próximos da população. E esse ano nós temos o Judiciário que está presente e os munícipes que aqui estiverem serão atendidos e sairão com as suas situações resolvidas”, completou.

A juíza da Vara da Família, Infância e Registros Públicos de Pinhais, Márcia Regina Hernandes de Lima, exaltou a iniciativa. “Estou muito feliz, como representante do poder judiciário, junto com a minha equipe, por poder auxiliar, resolver todas as questões consensuais, fazer essa triagem junto à Assistência Social. Sozinhos nós não fazemos nada, então todos reunidos trabalhamos em prol da comunidade e procuramos dar mais celeridade. Então, participo com muita emoção desta ação, agradecemos o convite, e será a primeira de muitas que ainda vamos contribuir”, salientou.

A emissão de RG foi o serviço mais procurado pela população, com 250 pedidos registrados no evento. A confecção da 1ª e 2ª via do documento é realizada pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Além disso, as equipes da prefeitura também fizeram atualizações ou inserções ao Cadastro Único e inscrições no Programa Leite das Crianças.

Destaque também para a vacinação contra a gripe Influenza, que teve 176 doses aplicadas pelas equipes da Secretaria de Saúde (Semsa). Além disso, 64 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites A e B foram realizados. “É muito importante a vacinação para cada um de nós, principalmente para as crianças, eu tenho dois netinhos, que volta e meia têm problemas de gripe, tem que correr com eles no médico, então é muito importante imunizar”, aconselhou a moradora do Jardim Cláudia, Vera Lúcia Miranda de Lara, ao ser vacinada.

A imunização antirrábica, executada pela Semsa, também atraiu tutores de animais, com 60 cães e 30 gatos vacinados durante o evento. Já as equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) receberam 52 cadastros para castração. A servidora Tamires Martini levou a cadela Maria para o cadastramento, após adotá-la em uma das feiras de adoção promovidas pela prefeitura. “Ela chegou na Semma atropelada, acabou perdendo uma patinha, ficou por muito tempo nas feirinhas. Então eu pensei, acho que ela tem que ser minha mesmo. Eles precisam de uma casa, e só nos dão amor”, recomendou.

As pessoas que buscaram soluções na área dos direitos da família foram recebidas pelos servidores do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania da Semas, e ainda pela equipe do Fórum Cível de Pinhais, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Foram registrados 50 atendimentos na ação, que promoveu assistências em questões de alimentos, guarda para pai, mãe e terceiros, reconhecimento de maternidade e paternidade, retificação de registro civil, alvará judicial, conciliação pré-processual, entre outras.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) levou a Agência do Trabalhador para a oferta de vagas de emprego e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital. Já o Armazém da Família realizou 15 cadastros para utilização do serviço no município.

As crianças ainda aproveitaram o evento para brincar no jogo educativo sobre trânsito, com as equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset). O óculos de realidade virtual “transporta” o jogador para um cenário onde é possível interagir com situações de trânsito e tomar as decisões corretas, evitando acidentes.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp