Município realizou caminhada, palestra abordando o paradesporto e divulgação de materiais informativos no Parque das Águas
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi comemorado na última sexta-feira (3). Em Pinhais, a data é intitulada o Dia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), as ações foram promovidas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
As atividades iniciaram na manhã de sexta-feira (3), com a realização da 4ª Caminhada em prol da inclusão da Pessoa com Deficiência, na Avenida Iraí. A caminhada teve a participação dos integrantes da Comissão PcD, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, a secretária de Educação Andrea Franceschini, a secretária de Saúde Adriane da Silva Jorge Carvalho, servidores públicos, alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Pinhais) e da Escola Municipal Elis de Fátima Zem, profissionais que atuam nos serviços da educação municipal, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e comunidade em geral.
Já no período da noite aconteceu a palestra “Da prática da atividade física ao desporto da pessoa com deficiência”, com Mário Sérgio Fontes, que foi transmitida pelo YouTube do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pinhais. Mário é supervisor do Paradesporto da Esporte Paraná, formado em Educação Física, participou dos jogos Paralímpicos de 1984 e 1988, foi coordenador da Seleção Brasileira de Futebol 5 e contribuiu para o paradesporto brasileiro. A palestra foi uma oportunidade para ele relatar sua experiência e abordar aspectos da área, podendo ser assistida pelo link (tinyurl.com/diapcd21).
As ações foram finalizadas com os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência fazendo uma ação educativa no final de semana no Parque das Águas. Os integrantes distribuíram materiais informativos e conversaram sobre questões da causa PcD com os frequentadores do local.