Levantamento foi feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que mediu o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros
A cidade de Pinhais é a primeira da Região Metropolitana de Curitiba e a quarta do Paraná em um ranking nacional, com a melhor pontuação no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR). A ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis mede o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros no cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Estado do Paraná, o município ficou atrás apenas de Siqueira Campos, Maringá e Lobato. Já no ranking nacional, Pinhais ocupa a 188ª posição. Segundo o Instituto Cidades Sustentáveis, o índice permite uma visão geral e integrada de todos os municípios brasileiros no que diz respeito ao cumprimento de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Graças à ferramenta, o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.
Entre as 27 cidades paranaenses que tiveram as melhores posições no ranking, Pinhais é uma das 11 signatárias do Programa Cidades Sustentáveis.A iniciativa possui uma agenda de sustentabilidade urbana que atua na sensibilização e mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. Com 218 municípios que já fizeram a adesão, o Paraná é o estado brasileiro com a maior participação no Programa Cidades Sustentáveis.
Agenda 2030
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, o acordo é uma agenda comum para nações de todos os continentes para promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.