Nos últimos anos a Prefeitura construiu mais de 100 mil metros de calçadas em concreto poroso em diversos bairros
A Prefeitura de Pinhais realizou nos último anos diversas obras de infraestrutura para atender as mais variadas necessidades da sua população. Na questão de locomoção dos pedestres a cidade virou referência ao desenvolver a calçada em concreto poroso. A equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), junto com técnicos da Prefeitura, realizaram diversos estudos e muitos testes até conseguirem chegar ao resultado hoje aplicado em diversos bairros da cidade.
Também conhecida como calçada ecológica, esta tecnologia tem diversos benefícios, como ser permeável, fato que muito contribui com o meio ambiente e que ajuda na prevenção de enchentes, já que não deixa acumular poças e facilita a absorção de água nos dias chuvosos. E são vários outros benefícios: Custo de construção similar ao tradicional; requer pouca manutenção, pois sua construção praticamente elimina o nascimento de mato; e a durabilidade é maior que as demais calçadas.
A construção da calçada em concreto poroso compreende a preparação do solo com a primeira camada em saibro e uma segunda com pedra brita, ambas compactadas. O concreto é composto por uma mistura de pedrisco e cimento, utilizando pouca água. Para reforçar os trechos com entrada para veículos é colocada uma malha de aço, o que aumenta a resistência da calçada. Após a concretagem é realizada a compactação e, em poucas horas, já é permitida andar pela calçada.
Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, Pinhais é vista como referência por outras cidades na forma como os investimentos são realizados, e na parte de infraestrutura não é diferente. “Criamos soluções que contribuem efetivamente no dia a dia dos nossos munícipes. A calçada ecológica é uma delas, que traz muitos benefícios para as pessoas e para o nosso meio ambiente. Nos últimos anos realizamos mais de 100 mil metros desse calçamento, levando mais qualidade de vida e segurança em diversos bairros da nossa cidade”.
A prefeita acrescenta que atualmente cerca de 11 mil metros de calçada em concreto poroso estão em construção em Pinhais. “Muitas dessas são realizadas com equipe terceirizadas com a fiscalização da Semop. Porém, devido a Pandemia do Coronavírus, sugerimos as empresas adotassem medidas preventivas a saúde dos seus funcionários. Então, algumas das obras foram paralisadas, mas serão retomadas assim que tudo retorne a normalidade”, finaliza a prefeita.
Acompanhe algumas obras de calçamento em concreto poroso que são realizadas atualmente em Pinhais:
– Duplicação da Avenida Maringá (Emiliano Perneta) – cerca de 1 km;
– Rua Maria Antonieta dos Santos (Maria Antonieta) – cerca de 1,5 km;
– Rua Rio Solimões (Weissópolis) – cerca de 2 km;
– Rua Helena Bachmann Muhlmann (Jardim Cláudia) – cerca de 800 metros;
– Rua Rio Paranapanema (Weissópolis) – cerca de 1 km;
– Rua Augusto Trevisan (Maria Antonieta) – cerca de 800 metros;
– Parque Linear Rio Atuba (Emiliano Perneta) – cerca de 2 km;
– Rua Uganda (Pineville) – cerca de 600 metros;
– Rua Rio Trombetas (Weissópolis) – cerca de 1,8 km.