Pinhais poderá credenciar produtos de origem animal para serem comercializados em todo o país

O processo é avaliado por uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; indústria de pescados localizada no bairro Vargem Grande também está sendo avaliada para vendas nacionais

 

Foi realizada no dia 10 de novembro, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Curitiba, a 1ª Oficina presencial do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios (Consim) 2022/2023, promovida pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp).

O evento recebeu a presença de prefeitos, secretários municipais, técnicos e servidores das cidades que integram o Comesp, além de responsáveis técnicos e produtores de diversos produtos de origem animal de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Na oportunidade, uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento iniciou a avaliação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Pinhais (Simpoa), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e de uma indústria de pescados localizada no bairro Vargem Grande, a Kairós Pescados. No processo serão analisados diferentes aspectos: estrutura, equipamentos e capacidade técnica das atividades. Se aprovados nesta etapa, em breve a indústria de pescados poderá ampliar a venda dos seus produtos, podendo comercializá-los em todo o território nacional. 

Já se o Simpoa de Pinhais for aprovado, em todas as etapas, até o final de 2023, receberá a equivalência do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção) podendo credenciar produtos de origem animal produzidos no município para serem comercializados em todo o país.

Ainda durante o encontro foi apresentado o projeto do Consim e mostrado a realidade de outras cidades nas áreas de agronegócio, agricultura familiar e a produção geral de produtos de origem animal. Os participantes também conheceram a experiência do Cid-Centro (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná) em relação ao projeto Consim.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp