O objetivo do encontro foi reunir os servidores das secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, os quais estão diretamente ligados a este trabalho
Na última segunda-feira (8), a Secretaria de Assistência Social realizou uma reunião da Rede de Proteção em conjunto com as Secretarias de Educação e Saúde. O objetivo do encontro, realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe, foi o de promover uma formação sobre o tema, com os servidores que fazem parte da rede.
Na abertura do evento a Prefeita Marli Paulino salientou a importância da rede de proteção. “Este é um trabalho integrado entre vários setores do poder público e da sociedade para garantia de direitos. Fico feliz por vocês estarem participando dessa formação, porque quando se depararem com um caso, tenho certeza que saberão a melhor forma de atender e garantir que os munícipes tenham acesso aos serviços”, salientou
Já a vice-prefeita Rosa Maria falou sobre o processo de qualificação. “Temos uma equipe muito qualificada, mas sabemos da importância de oferecermos uma formação inicial e continuada aos profissionais que compõem esse sistema de garantia de direitos. Neste trabalho, os detalhes fazem a diferença e tenho certeza que vocês saíram daqui mais preparados para cuidar da nossa população”, destacou.
Também presente na formação, a Dra. Fábia Teixeira Fritegotto Gimenez, promotora da Vara da Infância, Adolescência, Juventude e Idoso de Pinhais, se disse feliz em ver todas as esferas representadas. “Valorizo e vejo como de extrema importância essa qualificação do sistema de rede, porque dessa forma, vamos fortalecer o atendimento inicial, na base e fazer com que as pessoas possam resolver suas questões antes de chegar de fato ao sistema judiciário”, reforçou a promotora.
Estiveram presentes também a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista Duarte; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; e a Dra. Letícia Biss, representando a Secretaria de Saúde.
A palestrante convidada para abordar o tema foi a Dra. Angela Christiane Mendonça, pedagoga, especialista em administração pública e direito, e que atua na Secretaria Estadual de Justiça da Família e Trabalho, é ainda vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná. Ela reforçou o quanto é importante a união e participação de todos os entes envolvidos na rede de proteção, pois dessa forma “há uma sinergia, que faz com que os profissionais falem a mesma língua com a população atendida”. A palestra iniciou com a apresentação musical de Susi Monte Serrat.
Rede de Proteção
A Rede de Proteção é o conjunto de entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir apoio e resguardar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, adultos, mulheres em situação de violência e pessoas idosas.
Em Pinhais, na esfera pública municipal, a rede de proteção é formada por profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação e distribuída nos territórios de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.