Nesta edição, o tema da iniciativa foi “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”
O auditório da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis, recebeu a realização da 4ª Conferência Municipal da Juventude. Nesta edição, o tema da iniciativa foi “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. Durante a ação, foi realizada a aprovação do Regimento Interno e formados grupos de trabalho para discussão de Eixos Temáticos.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, várias são as esferas nas quais os jovens estão inseridos. “As iniciativas voltadas para os jovens devem atender várias áreas, por isso é tão importante termos representantes da Saúde, da Assistência Social, Segurança, Meio Ambiente, Cultura, Esporte, Lazer, entre outras. Precisamos ter um cuidado especial, porque a juventude representa o presente e o futuro ao mesmo tempo. Nós precisamos cuidar para que esses meninos e meninas tenham perspectivas. E como é que se constrói um futuro à frente? A partir de oportunidades aqui mesmo, em nossa cidade” enaltece.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Gizeli Filius, ressalta a importância da participação ativa da juventude na construção de políticas públicas voltadas para este público. “Como é bom ver o auditório composto por jovens, porque vamos falar sobre vocês, de vocês e para vocês. E este é um momento no qual serão ouvidos. Precisamos saber como está a juventude de nosso município, onde precisamos melhorar e isso só quem pode indicar são vocês”, afirma.
Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Fabrício Ferreira Soares, devem ser incentivados espaços onde serão discutidas políticas públicas voltadas para os jovens. “Quero aqui dizer que a juventude tem um papel muito importante dentro da cidade. Aqui fazemos todo um processo democrático, criando políticas públicas que impactem de verdade a vida dessa parcela da população”, afirma.
Como parte da programação, também foi ministrada uma palestra pela pedagoga e bacharel em direito Ângela Mendonça. A profissional foi uma das idealizadoras da proposta pedagógica original para os Centros da Juventude e atua na formação continuada para profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A palestrante também atua na formação de profissionais da educação, na área da infância, da adolescência e da juventude, capacita conselheiros tutelares e operadores do Sistema de Garantia de Direitos.
Na oportunidade, também foi feita a eleição dos Delegados para a 4ª Conferência Estadual da Juventude. Foram eleitos:
Conselheiros governamentais – titular: Fabrício Ferreira Soares e suplente: Giana Lucia Fukuda Xisto.
Conselheiros não governamentais – titular: Gabriela Oliveira Gomes da Silva e suplente: Mariana Anelise Hoch Martins.
Conselheiros sociedade civil – titular: Gabryella Lourenço Mesquita e suplente: Sabrina da Conceição Novitzky.
Também estiveram presentes na Conferência, a secretária de Educação, Andrea Franceschini; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o secretário de Governo, Márcio Mainardes; o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo e a vereadora Jane Carteira.