Ministério da Saúde avaliou a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança; Selo Prata de Boas Práticas indica a eliminação do contágio entre mãe e filho
O município de Pinhais recebeu a Certificação de Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. O comunicado oficial do Ministério da Saúde foi recebido após a visita técnica da Comissão Nacional de Validação (CNV) realizada em setembro. As medidas oficiais refletem a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança, reconhecendo o processo de trabalho nas áreas atendidas e por todos os técnicos e gestores envolvidos.
Pinhais é o terceiro município do Paraná a receber a Certificação da Eliminação da TV do HIV, e o quarto a nível nacional. A capital Curitiba havia recebido em 2017, Umuarama e São Paulo (SP), em 2019. O processo de revalidação do certificado acontece a cada três anos, quando Pinhais passa a receber novamente os técnicos da CNV.
A secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, afirma que esta certificação é um marco para a continuidade da excelência nos serviços prestados. “Temos o olhar do monitoramento para deixar sempre as ações e indicadores em dia, para termos a certeza de que vamos manter essa certificação. E, claro, qualificando ainda mais, buscando sempre o aprimoramento dos serviços”, completou.