Pinhais sedia Campeonato Brasileiro e a 3ª Etapa do Paranaense de Paraenduro

Neste sábado (28), a partir das 8 horas, serão realizados em Pinhais, o Campeonato Brasileiro de Paraenduro e a 3ª Etapa do Campeonato Paranaense de Paraenduro.  As competições acontecerão no Haras Palmital, do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, que está localizado na Estrada da Graciosa, no bairro Alphaville. A realização dos eventos esportivos é da Federação Paranaense de Hipismo, Confederação Brasileira de Hipismo, Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, Paraenduro, em parceria com a Prefeitura de Pinhais.

O Paraenduro é uma atividade de Enduro equestre para pessoas com deficiência, sendo que a iniciativa foi criada no Paraná, em 2011. Segundo Claudiane Crisóstomo Pasquali, diretora de Esporte Paraequestre da Federação Paranaense de Hipismo, a ideia surgiu por meio de um questionamento de uma pessoa com deficiência que desejava participar de uma prova. A partir daquele momento a entidade trabalhou nesta modalidade esportiva destinada aos paratletas.

A iniciativa criada no Paraná foi pioneira, sendo levada para outros estados do Brasil, onde o primeiro Campeonato Brasileiro foi promovido em 2013. Além disso, também foi levada para Portugal, Ucrânia e a intenção é expandir para os estados brasileiros e outros países.

Nos campeonatos, as competições são dividas em duas categorias: enduro adaptado e paraenduro. Em cada uma delas existem a modalidade de 5 km, 10 km e 20 km. A diferenciação são as distâncias, onde o paratleta percorre com uma velocidade, sendo uma prova de regularidade. Os competidores receberão no final dos campeonatos premiações: troféus para 1º, 2º e 3º colocados e medalhas para os demais participantes.

De acordo com Claudiane, a etapa de Pinhais já é um sucesso, a organização tem 42 inscritos confirmados, número recorde de participantes. A expectativa é que a prova seja a melhor do estado, pois na opinião dela, as trilhas foram bem construídas e a estrutura física é sensacional, além da boa presença de público. “O evento já está sendo um sucesso. Esperamos grande presença de público visitando o local. A prova terá um cunho social. Vamos ter equipamentos da polícia, onde as pessoas e crianças poderão tirar fotos em carros, helicóptero. Temos oito cidades paranaenses participando, de Santa Catarina são mais 6, teremos representantes de Minas Gerais, além de outros estados. A Federação de Hipismo e o Paraenduro se sentem privilegiados por poderem usufruir desta estrutura pela primeira vez”, destacou.

Serviço

O Haras Palmital, do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, fica na Estrada da Graciosa, nº. 2690, no bairro Alphaville. A entrada do evento esportivo é gratuita.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp