Prefeitura de Pinhais alerta sobre intensificação do crime de abandono de animais

No último sábado (11), uma gatinha foi abandonada no Parque das Águas. Ela tem aproximadamente dois meses de idade, foi castrada e está disponível para adoção ou lar temporário

O abandono de animais é um problema que se intensifica nesta época do ano, por conta do período de férias e viagens. Diante disso, a Secretaria de Meio Ambiente reforça a importância da conscientização em relação a este tema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde no Brasil existem 30 milhões de animais em situação de rua, na maioria vítimas de abandono.

No último sábado (11), uma gatinha foi abandonada em um local turístico do município; o Parque das Águas. “Estamos buscando urgentemente alguém que queira adotá-la ou um lar temporário. É uma fêmea tem aproximadamente dois meses de idade e já está castrada”, explica a médica veterinária da Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA), Solange Marconcin.

A DIBEA realiza inúmeras ações em Pinhais que visam incentivar a guarda responsável. Entre elas, pode-se citar o Programa de Castração Gratuita para cães e gatos; Fiscalização de maus-tratos a animais; Mutirão de Vacinação e Microchipagem; feira de adoção; Mini Hospital Veterinário; Programa com os Acumuladores de Animais e Objetos; Banco de Ração; Cão Comunitário; atividades realizadas em escolas para conscientizar a comunidade; entre outras atuações.

Neste contexto, destaca-se também o atendimento à crescente demanda relacionada aos animais abandonados em vias públicas. Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação, entretanto, ao fazer esta escolha assumem-se as responsabilidades pelos cuidados necessários ao bem estar deles; este é um princípio básico da Guarda Responsável.

Crime

Vale lembrar que o abandono de animais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998, passível de pena de detenção de três meses a um ano e multa.  Da mesma forma, o infrator poderá ser multado pelo município pela prática de maus-tratos e abandono, conforme Lei Municipal 1356/2012.

Serviço

Mais informações pelo telefone (41) 3912-5705 ou pelo e-mail defesaanimal@pinhais.pr.gov.br

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp